Aproximadamente, 72% dos brasileiros sofrem com doenças relacionadas ao sono. Estas alterações nos hábitos de dormir não incluem apenas a insônia, mas também o ronco e a apneia.
Apneia do sono é um distúrbio que se caracteriza pela obstrução total ou parcial das vias aéreas. Por consequência disto, a respiração se torna mais difícil, vibrando os tecidos da garganta quando o ar passa e provocando o tão famoso ronco.
Apneia do sono pode causar outras doenças mais graves Como exemplo, podemos citar a diabetes e a hipertensão. Portanto, o mais indicado é buscar um médico especializado para que você dê início ao tratamento o quanto antes e evite consequências mais severas.
Sintomas da apneia do sono
- Ronco irregular;
- Cansaço e sonolência durante o dia;
- Dor de cabeça;
- Ronco alto;
- Ao acordar, você sente a boca seca e sede;
- Queda na sua produtividade;
- Sono agitado;
- Aumento da vontade de urinar no decorrer da noite.
Fatores de risco
- Obesidade;
- Congestão nasal;
- Alterações anatômicas;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Fumo;
- Idade;
- Genética;
- Uso de medicamentos como opioides, relaxantes musculares e calmantes.
O ronco não escolhe idade e pode ser causado por diversos motivos, como: cansaço, consumo de bebida alcoólica e resfriados. Você sabia que nem sempre o ronco indica algum problema maior. Apesar disso, o ideal é ficar atento(a), porque pode significar um quadro de apneia do sono quando o ronco for persistente, frequente e alto.
AliançA FM