O Brasil foi notificado das manobras militares dos EUA na Guiana Na manhã de quinta-feira, a Guiana enviou um telegrama diplomático ao Brasil
O Brasil foi notificado das manobras militares dos EUA na Guiana
Na manhã de quinta-feira, a Guiana enviou um telegrama diplomático ao Brasil informando sobre os exercícios militares em conjunto com os Estados Unidos. O aviso foi enviado horas antes de aviões americanos e guianeses sobrevoarem o mar sobre Georgetown, capital da Guiana . Naquele momento, no Rio de Janeiro, o presidente Lula (PT) estava na cúpula dos chefes de Estado do Mercosul.
As embaixadas dos EUA e da Guiana no Brasil afirmam que as duas nações têm exercícios militares regulares desde 2022, ano em que fecharam a parceria militar .
No entanto, fontes no Itamaraty acreditam que o aviso incomum ao Brasil indica que uma ação não tem nada de comum. O governo americano tem a presença dos exercícios, pois acredita que eles podem aumentar o esforço.
Lula declarou ontem que o Brasil está disposto a mediar a situação em Essequibo antes que ela se transforme em um conflito. O presidente já havia consultado o Itamaraty para tentar mediar uma conversa entre o presidente venezuelano Nicolás Maduro e o presidente guianense Irfaan Ali.
Veja Também : Venezuela X Guiana: Helicóptero militar guianês desaparece após sobrevoar Essequibo
As investigações tentam descobrir por que a aeronave desapareceu. A autoridade diz que a região estava passando por uma instabilidade climática e não há evidências de um ataque venezuelano.
Depois que a Venezuela aprovou um plebiscito neste domingo em que cerca de metade da população votou a favor da anexação da região pelo governo de Nicolás Maduro, a região agora está em disputa entre os dois países. entre os dois países. entre os dois países.
Não há registros de embates militares entre os dois países.
Dois tripulantes a bordo do helicóptero levavam cinco oficiais superiores para uma inspeção das tropas que guardavam uma área de fronteira que a Venezuela reivindica como sua, segundo o Chefe do Exército, General Omar Khan. Ele disse que os EUA o governo ajudará na busca
Khan informou a repórteres que a Força de Defesa da Guiana perdeu contato com a aeronave Bell 412 EPI recém-construída após uma parada para reabastecimento no assentamento de Olive Creek, no oeste da Guiana.
AliançA FM