Novo ensino médio: 93% dos Brasileiros aprovam curso profissionalizante

Novo ensino médio: 93% dos Brasileiros aprovam curso profissionalizante. Embora 55% da população brasileira afirme desconhecer o modelo

Novo ensino médio: 93% dos Brasileiros aprovam curso profissionalizante. Embora 55% da população brasileira afirme desconhecer o modelo do Novo Ensino Médio, em implementação no país, a maior parte diz apoiar algumas medidas propostas pelo novo currículo. É o que mostra nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (14/2) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

Apenas 15% dos ouvidos se consideram informados ou muito informados sobre o tema. Quando apresentados a algumas propostas do Novo Ensino Médio, mesmo quem afirma não estar inteirado sobre as mudanças as vê como positivas:

  • Enquanto 93% aprovam cursos profissionalizantes ou técnicos durante o ensino médio;
  • 87% aprovam que os alunos possam adaptar o currículo à carreira que pretende seguir;
  • 75% consideram positivo que os alunos escolham matérias que vão cursar;
  • 72% aprovam o novo currículo e;
  • 69% concordam com o aumento da carga horária.

A aceitação sobre algumas mudanças implementadas na nova estrutura caminha junto a desaprovação do atual modelo: 57% acreditam que os estudantes terminam o ensino médio pouco ou nada preparados para o ensino superior; e a mesma fatia acredita que a educação básica também não prepara os alunos para o mercado de trabalho.

O ensino médio aparece como a segunda etapa escolar com pior avaliação. A primeira é a alfabetização: 20% dos entrevistados consideram ruim ou péssima, enquanto o ensino médio é mal-avaliado por 14%. Em seguida aparecem o ensino fundamental (13%), as creches (11%), o ensino técnico/superior (8%) e a especialização/pós-graduação (7%).

O diretor-superintendente do SESI e diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, avalia que o ensino médio é um período de transição, no qual parte dos jovens vai para universidade e parte para o mercado de trabalho, e que por isso foi um avanço trazer a educação profissional para a educação regular.

“No Brasil, pouco mais de 20% vão para universidade então não podemos ignorar a maior parte dos estudantes que estão nas escolas, e a importância do ensino médio nesse impulsionamento para seu projeto de vida e carreira a partir de suas vocação. Ele pode cursar itinerários nas áreas de linguagens, matemática, ciências naturais, ciências humanas ou educação técnica profissional, o que é muito importante no sentido de aperfeiçoar a educação desses jovens a partir de suas vocações e do seu projeto de vida e carreira”.

 

AliançA FM

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