Municípios da Amazônia lideram ranking de maiores emissores de gases de efeito estufa

Municípios da Amazônia lideram ranking de maiores emissores de gases de efeito estufa

 

No ranking das dez cidades que mais emitiram gases de efeito estufa no país, oito estão na Amazônia, onde o desmatamento é a principal fonte de emissão. Juntos, apenas esses dez municípios emitiram 198 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2e) em 2019. Isso é mais do que o total de emissões de países como Peru e Holanda, revela levantamento divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Observatório do Clima.

Chamado de SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases) Municípios, o levantamento está em sua segunda edição. Os dados divulgados hoje são referentes a 2019, mas, na plataforma, é possível pesquisar as emissões anuais do período compreendido entre 2000 e 2019.

Altamira e São Félix do Xingu, ambos no Pará, lideram a lista, seguidos por Porto Velho (AM), Lábrea (AM), São Paulo (SP), Pacajá (PA), Novo Progresso (PA), Rio de Janeiro (RJ), Colniza (MT) e Apuí (AM).

Em todos os municípios da Amazônia, o setor responsável pela emissão foi o de mudança de uso da terra e florestas. Isto é, desmatamento e queimadas. Em São Paulo, o responsável pelas emissões foi o setor de Energia, o que inclui as emissões provenientes do transporte, e no Rio de Janeiro, o setor de Resíduos.

Somente em Altamira, líder do ranking, as emissões atingiram 35,2 MtCO2 em 2019. Se fosse um país, Altamira estaria à frente da Suécia e Noruega, segundo dados do ranking global de emissões do World Resources Institute.

Os municípios da Amazônia também encabeçam o ranking de emissões por habitante: dos 10 municípios com mais emissões per capita, seis estão no Mato Grosso, três no Pará e 1 no Amazonas.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *