O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 30 dias o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico). A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou o cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil.
No caso dos beneficiários do Auxílio Brasil, a data limite para atualização dos cadastros sem alterações há mais de dois anos era esta sexta-feira (14). Antes do anúncio de prorrogação, a proximidade do fim do prazo havia causado filas e confusões pelo país nesta quinta.
De acordo com o Ministério da Cidadania, foram convocadas mais de 1,4 milhão de famílias inscritas no Cadastro Único para realizar a revisão cadastral, sendo 757 mil beneficiárias do Auxílio Brasil, que tinham até esta sexta-feira para atualizar seus dados.
O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.
Composição
A cerimônia de transmissão de cargo contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, da ministra do Esporte, Ana Moser, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Também prestigiaram o evento vários governadores e ex-governadores do Nordeste, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha – que é piauiense –, parlamentares, prefeitos, deputados e representantes de entidades sociais e do setor produtivo.
“Você tem a missão importante de resgatar a dignidade do povo brasileiro, de milhões de pessoas que estão passando fome neste país”, destacou o ministro Camilo Santana. “Temos muito orgulho de ter um nordestino, ex-governador do Piauí, um homem de um coração enorme e sensível aos problemas sociais do povo brasileiro”, completou.
Wellington Dias ainda anunciou os novos secretários do MDS: o secretário executivo, Osmar Júnior; o secretário executivo adjunto, Ranniêr Ciríaco; a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo; a secretária nacional de Renda da Cidadania, Eliane Aquino; a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal; o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton; o secretário nacional de Assistência Social, André Quintão; e a secretária nacional de Cuidados e Família, Laís Abramo.
AliançA FM