Maranhão, Pará e Amazonas contabilizam desabrigados e doações Após fortes Chuvas

Maranhão, Pará e Amazonas contabilizam desabrigados e doações Após fortes Chuvas As fortes chuvas que vem atingindo o Norte e o Nordeste

Maranhão, Pará e Amazonas contabilizam desabrigados e doações Após fortes Chuvas
As fortes chuvas que vem atingindo o Norte e o Nordeste do país nos últimos dias deixou milhares de pessoas desabrigadas. Seis estados estão em estado de alerta pelas cheias nos rios: Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins e Maranhão.

O governo do Acre e a prefeitura de Rio Branco decretaram situação de emergência por conta das chuvas. O último boletim da Defesa Civil do Estado informou que o Rio Acre ultrapassou neste sábado (25) a cota de alerta de 14 metros, chegando a 16,23 metros.

A chuva intensa começou na quinta-feira (23). Em um período de 13 horas, caiu sob o estado mais da metade da média esperada de chuva para o mês de março inteiro. Um trecho da BR-364 chegou a ser interditado por conta de uma cratera aberta em razão da força das águas.

A capital do Acre vem recebendo doações para auxiliar as 32 mil famílias afetadas. Duas mil delas estão desalojadas e carecem de cestas básicas, roupas e colchões.

As aulas foram suspensas e as escolas da rede estadual estão sendo usadas como abrigo. Ao todo, 500 famílias foram acolhidas nos 24 abrigos que foram disponibilizados pelo poder público. A casa de Marfisa Galvão (PSD), vice-prefeita de Rio Branco (AC), também foi atingida no bairro Vila Ivonete.

No instagram, a atriz norte-americada Viola Davis publicou um vídeo prestando solidariedade às vítimas da chuva no Acre. “Eu realmente não sei como ajudar a não ser espalhando o recado de que esse belo país precisa de nossa ajuda”, pontuou Davis na rede social.

Em Salvador, 50 casas desabaram num período de 24 horas em um único bairro  – Paripe, no subúrbio ferroviário, um dos mais atingidos

Em Aracaju (SE), a chuva forte provocou a morte de uma criança e deixou um município do interior em estado de emergência.

No Maranhão, o município de Trizidela do Vale, a cerca de 280 quilômetros de São Luis, é um dos que mais sofre com as chuvas que atingem a região. Cerca de 90% dos pouco mais de 18 mil moradores da cidade foram atingidos pelas enchentes, segundo a Defesa Civil do Maranhão. Uma pessoa morreu.

Águas do rio Mearim cobrem casas em Trizidela do Vale. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O rio Mearim, que passa pela cidade, já subiu mais de seis metros acima do nível normal, desde o início das fortes chuvas que atingem a região desde abril. Com isso, as águas já cobriram agências bancárias, postos dos Correios, cemitério, farmácias, telefones públicos e postes de eletricidade.

 

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a São Luís, por volta das 12h deste domingo, carregado com 6 toneladas de medicamentos e 8 toneladas de alimentos para as vítimas das enchentes no Maranhão.

As doações chegaram de São Paulo e serão enviadas para as vítimas das chuvas no interior do estado.

 

AliançA FM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *