Lula vai à Índia nesta quinta para participar do G20 e defender paz na Ucrânia

🖊Politica: Penalizar aborto em casos de estupro é "insanidade", diz Lula Após dias de silêncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 

Lula vai à Índia nesta quinta para participar do G20 e defender paz na Ucrânia Para participar da 18a Cúpula do G20, que reúne as nações mais


PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Lula vai à Índia nesta quinta para participar do G20 e defender paz na Ucrânia
Para participar da 18a Cúpula do G20, que reúne as nações mais desenvolvidas do mundo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para Nova Déli, capital da Índia, nesta quinta-feira (7). O evento, que ocorrerá nos dias 9 e 10, marcará a primeira vez o Brasil como o próximo país an assumir a presidência do G20.

Lula vai defender questões importantes como desenvolvimento sustentável, luta contra a desigualdade e proteção ambiental na cúpula do governo. Além disso, o presidente discutirá como acabar com a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“O presidente Lula tem feito uma grande divulgação da necessidade de negociar a paz”, disse o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O Brasil é um dos poucos países no mundo que tem relação diplomática com todos os outros demais membros da Organização das Nações Unidas e, nessa condição, falamos com a Rússia e com a Ucrânia. O presidente Lula vem fazendo um apelo para que se fale mais de paz e menos de guerra.

MAURO VIEIRA, MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

 

Ainda de acordo com Vieira, Lula já se reuniu com cerca de 50 chefes de Estado e, durante essas reuniões, ele fez um apelo para o fim da guerra na nação europeia. Nós desejamos seguir um caminho que conduza à paz. Existem alguns membros do G20 que não se comunicam com a Rússia e outros têm uma atitude semelhante à da Brasil. O local [Cúpula do G20] é perfeito para esse tipo de publicidade. Lula vai à Índia Lula vai à Índia Lula vai à Índia Lula vai à Índia

O Brasil assumirá a presidência do G20 em 1o de dezembro de 2023 e permanecerá no cargo até 30 de novembro de 2024. O país que assumir o cargo terá a responsabilidade de organizar a próxima reunião dos membros, que deve ocorrer na cidade do Rio de Janeiro em novembro deste ano.

Ao viajar à Índia, Lula participará de três reuniões de trabalho do G20 e terá encontros bilaterais com líderes de outros países. Após receber simbolicamente a presidência do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, o presidente brasileiro fará seu último discurso da cúpula na tarde de domingo (10).

“O presidente apresentará no seu discurso as prioridades brasileiras, mas ele já tem antecipado alguns dos temas que serão muito caros à Presidência. Ele mencionou o combate às desigualdades, não só na área social, mas desigualdade entre países, de acesso a recursos, e, sobretudo, em áreas como combate à fome, combate à pobreza, a agenda social de maneira geral”, disse o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty.

G20

O G20 foi criado em 1999 como uma forma de coordenação entre os países no nível ministerial, após uma sequência de crises econômicas internacionais. A primeira cúpula ocorreu em 2008, em Washington (EUA), no auge da crise causada pela quebra do banco Lehmann Brothers. A reunião foi realizada semestralmente em 2009 e 2010 e vem ocorrendo, de lá para cá, uma vez por ano.

Além de representar dois terços da população mundial e 60% do território do planeta, o grupo responde por cerca de 80% do PIB global e 75% do comércio internacional.

O G20 é composto por vinte nações: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Nove outros países foram convidados para a cúpula: Bangladesh, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Ilhas Maurício, Nigéria, Omã, Países Baixos e Singapura.

Vários organismos internacionais são convidados fixos nas cúpulas do G20:
• ONU (Organização das Nações Unidas);
• FMI (Fundo Monetário Internacional);
• Banco Mundial;
• OMS (Organização Mundial da Saúde);
• OMC (Organização Mundial do Comércio);
• OIT (Organização Internacional do Trabalho);
• OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico);
• União Africana;
• Agência de Desenvolvimento da União Africana (Auda-Nepad); e
• Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *