O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (20) o presidente da China, Xi Jinping, em uma visita de estado, em Brasília. A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. Esta é a terceira visita de Xi Jinping ao Brasil. A primeira foi em 2014, no governo Dilma, e a segunda em 2019, no governo Bolsonaro.
Xi Jinping foi recebido com honras militares, apresentações da banda do Exército, e da Cavalaria da instituição. Crianças brasileiras e chinesas que moram em Brasília também participaram da recepção, balançando bandeirinhas dos dois países. Houve ainda a execução de canções chinesas.
Normalmente, a recepção de chefes de Estado em Brasília acontece no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, em cerimônia com honras militares. Dessa vez, o evento acontece na residência oficial da presidência, de forma mais reservada.
i Jinping faz uma visita de Estado a Brasília, mas de uma forma diferente de outras visitas desse tipo, quando outros chefes de Estado vão à capital federal.
De acordo com o Itamaraty, isso se deve ao fato de ser feriado no Brasil e os outros poderes não estarão funcionando com expediente normal.
Lula assinará uma série de acordos comerciais com a China para facilitar a exportação de diferentes tipos de produtos. Um desses acordos é o uso exclusivo de grãos de café brasileiro nos próximos anos. Em março do ano passado, o petista foi àquele país com uma comitiva que incluía empresários.
Para se ter uma noção, já tem mais de 15 anos que a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Só em 2023, a troca de comércio entre os dois países foi de US$ 157,7 bilhões.