Lula e Biden se esquivam de disputas e apresentam um manifesto a favor dos trabalhadores
PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼
Nesta quarta-feira (20), após a reunião bilateral entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden, os governos de Brasil e Estados Unidos vão lançar um comunicado conjunto em que defendem a importância de “colocar os trabalhadores no centro das decisões políticas”. Os dois líderes estão presentes na Assembleia-Geral da ONU em Nova York.
Com o documento, Lula e Biden escolhem dar visibilidade a um assunto que une as nações e evitar assuntos delicados, como a guerra na Ucrânia.
Os dois governos acreditam que a precarização do trabalho está aumentando em todo o mundo. Para esse cenário, uma iniciativa entre as nações resultou no documento chamado Coalizão Global pelo Trabalho. Os sindicatos são a base de apoio de Lula e Biden.
Há uma compreensão comum de que o crescimento da extrema direita nos Estados Unidos e no Brasil está relacionado à diminuição do apoio dos trabalhadores pobres e dos partidos mais progressistas, como o Partido Trabalhista e o Partido Democrata americano.
A parceria faz parte de um esforço de Washington para diminuir o poder da China no Sul Global. Lula e Biden fizeram discursos convergentes ontem durante a Assembleia-Geral da ONU sobre várias questões.
Os trabalhadores construíram os nossos países, incluindo as infraestruturas mais básicas e serviços essenciais, a educação dos nossos jovens, o cuidado de nossos idosos e a tecnologia mais avançada. Os trabalhadores e seus sindicatos lutaram pela segurança no local de trabalho, economia justa e democracia em nossas comunidades. Ele é fundamental para a criação de economias dinâmicas e de um mundo saudável e sustentável para o futuro. Devemos colocar os trabalhadores no centro das nossas soluções políticas face aos complexos desafios globais, desde as mudanças climáticas ao aumento dos níveis de pobreza e desigualdade econômica. Devemos apoiar e capacitar os trabalhadores para que possam desenvolver a inovação necessária para garantir o nosso futuro.
HOJE, os Estados Unidos e o Brasil anunciam o lançamento de nossa iniciativa global conjunta para enfatizar o papel crucial que os trabalhadores desempenham para construir um mundo sustentável, democrático, justo e pacífico. Nós já entendemos e nos comprometemos a resolver as principais questões de desigualdade econômica, proteger os direitos dos trabalhadores, combater a discriminação e garantir uma transição justa para energias limpas. A realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável depende da promoção do trabalho digno. Além disso, estamos preocupados com as consequências que a digitalização das economias e o uso profissional da inteligência artificial no mundo do trabalho podem ter no trabalho.
Para lidar com cinco dos problemas mais urgentes enfrentados pelos trabalhadores em todo o mundo, queremos expandir nossas aspirações e fortalecer nossa colaboração com esta nova iniciativa. Os primeiros são: (1) proteger os direitos dos trabalhadores, tal como descritos nas convenções fundamentais da OIT, capacitando os trabalhadores e acabando com a exploração laboral, incluindo trabalho forçado e trabalho infantil; (2) promover ambientes de trabalho seguros, saudáveis e decentes Pretendemos colaborar com nossos governos Lula e Biden se esquivam
AliaçA FM