Lula defende demarcação durante encontro com indígenas em Roraima
O presidente Lula participou nesta segunda-feira (13) da Assembleia dos Povos Indígenas, na Terra Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Ele defendeu a demarcação de todas as terras indígenas que estejam com processos concluídos “antes que invasores falsifiquem documentos e se apoderem das terras”.
O presidente prometeu mais crédito para produção de alimentos pelos indígenas e melhorias no atendimento de saúde nas comunidades.
Investimento a indígenas O presidente também se disse triste em descobrir que a população indígena não tem ajuda governamental para produzir e disse que tratará “com carinho” de opções para financiar o desenvolvimento dos produtores e da gestão de recursos naturais em regiões como a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
Eu acho que tem alguma coisa errada, ou historicamente por parte do governo, ou por parte de alguém. Não é possível que a gente, ao longo desse tempo, emprestou tanto dinheiro para produção agrícola a esse país e que não tenha chegado dinheiro à produção agrícola indígena. Disse o Presidente
Antes de discursar, o presidente ouviu líderes indígenas e recebeu uma carta assinada pelos participantes no evento, tendo prometido acelerar processos de demarcação de terras e trabalhar em parceria com ministérios para garantir financiamento agrícola aos povos indígenas.
”Eu tenho pedido, tanto para a Fundação Nacional do Índio (Funai) quanto para o ministério [dos Povos Originários], para me apresentar todas as terras que estão prontas para serem demarcadas, porque a gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. Antes que as pessoas inventem documentos falsos, escrituras falsas e digam que são donas da terra”, disse Lula, citado pelo Portal Vermelho.
Demandas e cobranças
Davi Kopenawa, um dos líderes do povo Yanomami, foi um dos participantes na assembleia que se dirigiram ao presidente brasileiro, tendo abordado questões como o fim da mineração nas terras indígenas e a necessidade de contratação de médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas e outros profissionais de saúde.
Representante das mulheres indígenas de Roraima, Maria Betânia Mota de Jesus, da etnia Macuxi, destacou as presenças de Joenia Wapichana e Sonia Guajajara no actual governo – a primeira preside à Fundação Nacional do Índio (Funai) e a segunda é ministra dos Povos Originários. Lula defende demarcação Lula defende demarcação
AliançA FM