O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira, 22, a nova leva de ministros que farão parte do futuro governo. No total, 16 novos nomes foram divulgados pelo petista em coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
Em pronunciamento no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) , Lula disse que ainda faltam 13 ministros para serem anunciados, mas que ele e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann , vão se reunir ainda hoje após o almoço e os últimos nomes devem ser definidos e divulgados, no máximo, até a próxima segunda (26) ou terça (27).
Entre os anunciados, está o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que comandará o Ministério da Indústria e Comércio pasta que será recriada por Lula. O petista havia dito, inicialmente, que Alckmin não seria ministro. Nesta quinta, porém, ele explicou que convidou o empresário Josué Gomes para a pasta, mas, como o convite foi recusado, decidiu chamar Alckmin, que aceitou.
No total, o novo governo vai contar com 37 ministérios, sendo 14 pastas a mais que no do atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL).
Veja os ministros anunciados:
- Alexandre Padilha (PT) – Relações Institucionais;
- Márcio Macêdo (PT) – Secretaria-Geral da Presidência da República;
- Jorge Messias – Advogado-Geral da União;
- Nísia Trindade – Saúde;
- Camilo Santana (PT) – Educação;
- Esther Dweck – Gestão;
- Márcio França (PSB) – Portos e Aeroportos;
- Luciana Santos (PCdoB) – Ciência e Tecnologia;
- Cida Gonçalves – Mulher;
- Wellington Dias (PT) – Desenvolvimento Social;
- Margareth Menezes – Cultura;
- Luiz Marinho (PT) – Trabalho;
- Anielle Franco – Igualdade Racial;
- Silvio Almeida – Direitos Humanos;
- Geraldo Alckmin (PSB) – Indústria e Comércio;
- Vinicius Carvalho – Controladoria-Geral da União.
Segundo o petista, ainda faltam 13 ministros. “Eu e Gleise Hoffmann, presidente nacional do PT vamos começar a trabalhar hoje para que, até segunda-feira ou terça-feira, a gente tenha terminado de anunciar os ministérios”, disse.
Antes do pronunciamento de Lula, a equipe de transição, coordenada por Alckmin, apresentou o relatório final com a conclusão dos trabalhos. Até então, Lula já havia anunciado seis ministros do futuro governo:
Fernando Haddad (Fazenda)
Flávio Dino (Justiça)
José Múcio Monteiro (Defesa)
Margareth Menezes (Cultura)
Mauro Vieira (Relações Exteriores)
Rui Costa (Casa Civil)
AliançA FM