Justiça: Governo determina retirada de anúncios falsos do desenrola Brasil A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada
PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼
Justiça: Governo determina retirada de anúncios falsos do desenrola Brasil
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, deu 48 horas para que o Google e o Facebook retirem do ar anúncios falsos relacionados ao programa de renegociação de dívidas bancárias Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal. O despacho foi publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União.
Em caso de descumprimento, as plataformas serão multadas em R$ 150 mil por dia. O governo determina que as big techs adotem as “cautelas necessárias para que conteúdo dessa natureza não voltem a ser veiculados, sob pena da incidência de multa diária”.
Em caso de descumprimento, as plataformas serão multadas em R$ 150 mil por dia. O governo determina que as big techs adotem as “cautelas necessárias para que conteúdo dessa natureza não voltem a ser veiculados, sob pena da incidência de multa diária”.
As empresas têm até 10 dias para apresentar um relatório de transparência sobre as medidas adotadas para limitar a propagação desses materiais. Segundo o texto, o relatório deve conter a identificação de todos os conteúdos e anúncios envolvendo o projeto “Desenrola“.
Entenda como os criminosos promoviam golpes
Após o início do Desenrola Brasil, criminosos começaram a promover golpes, por meio de links nas redes sociais, para conseguir roubar os dados ou o dinheiro das pessoas.
Com o objetivo de fazer o máximo de vítimas possíveis, os golpistas ainda estão pagando para aumentar o alcance de várias dessas postagens, em conteúdo patrocinado.
Na maioria dos casos, são utilizadas imagens do Governo Federal, da Serasa e também de instituições financeiras para simular uma legitimidade e enganar os usuários.
Ao clicar no link, os criminosos pedem diversos dados pessoais, como CPF, informações dos cartões, endereço ou até mesmo pedem o pagamento de taxas com a promessa de limpar o nome.
Por exemplo, segundo a checagem da Agência Lupa, um link está circulando nas redes sociais desde segunda-feira, 17, estava instruindo pessoas a acessarem um site falso, que supostamente seria da Serasa.
Quando o usuário clica em um dos links, é direcionado para uma página que tem o título de “Serasa Desenrola Brasil”. São solicitadas informações como CPF e nome completo e, para quitar as dívidas, é necessário registrar um cartão.
A partir disso, os golpistas podem usar seus dados para fazer compras não permitidas no cartão e as dívidas não são quitadas.
AliançA FM