O Conselho de Administração da Petrobras elegeu, na última quinta-feira (14), José Mauro Ferreira Coelho como novo presidente da Petrobras.
A eleição teve dois votos contrários e uma abstenção. Dois conselheiros deixaram os votos consignados a distância porque não puderem estar presentes na reunião.
Indicado pelo governo federal para presidir a Petrobras, José Mauro Coelho teve seu nome aprovado na quarta-feira (13) em assembleia-geral para integrar o conselho de administração da estatal.
Coelho é ex-secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), cargo que ocupou de abril de 2020 a outubro de 2021.
Antes de ser secretário do MME, Coelho foi por quatro anos diretor de petróleo, gás e biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal que presta serviços ao Ministério na área de estudos e pesquisas para ajudar no planejamento do setor energético.
Coelho tem 25 anos de experiência nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis, como descreve em seu currículo Lattes, dos quais 14 passou no serviço público. Também atuou na área acadêmica como professor de graduação e pós-graduação e escritor. Tem graduação em Química Industrial.
A escolha do governo veio depois que o empresário Adriano Pires desistiu da indicação.