O INSS retorna com o atendimento presencial na próxima segunda-feira, dia 14 de setembro. Porém, nem todos os postos estarão abertos. De acordo com o INSS devem retornar apenas 650 agencias das mais de mil e 100 espalhadas pelo país.
A previdência vai abrir apenas as maiores agencias, o que representa 70% do atendimento do INSS. 900 mil solicitações de aposentadorias estão paradas aguardando a reabertura dos postos. São pessoas que aguardam para realizar o cumprimento de exigência, além de perícias médicas e a avaliação social para a concessão do BPC, o benefício voltado para pessoas de baixa renda.
O cumprimento de exigências, é quando o INSS pede alguma documentação específica para a concessão do benefício. A medida estava sendo feita em alguns postos com a entrega dos documentos em envelopes lacrados, mas de acordo com a própria previdência, muita gente não conseguiu realizar o procedimento.
A reabertura das agências do INSS foi adiada por diversas vezes, devido à pandemia. Vale lembrar que só será atendido quem agendar a ida ao posto do INSS pelo telefone 135.
Fonte Henrique Carmo