O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vai notificar 1,7 milhão de segurados para realizarem a entrega de documentos que comprovem a necessidade do benefício. Após um pente-fino em aposentadorias, pensões e auxílios, a Previdência encontrou divergências nas documentações destes segurados.
O aposentado vai receber a notificação por meio de carta e pelo aplicativo de celular Meu INSS. Os segurados terão 60 dias para realizar o cumprimento de exigências, quando o Instituto pede que apresente documentos que faltam no processo da aposentadoria.
Com as agências do INSS fechadas, por conta da pandemia, o aposentado pode entregar a documentação pela internet. No site Meu INSS ou no aplicativo de celular na previdência ele deve clicar na opção “atualização de dados do benefício”.
O INSS alerta que quem não atender a notificação terá o benefício bloqueado. De acordo com as regras da previdência, benefícios bloqueados por mais de seis meses são cancelados automaticamente.
O atendimento presencial nas agências do INSS está previsto para retornar no próximo dia 14. Para saber se foi notificado, o aposentado pode ligar no telefone 135 e fazer a consulta.
Fonte: Mais News