Iniciados os testes de vacina contra o HIV

O foco é uma ampla gama de variantes do HIV-1, sendo potencialmente aplicável em diversas cepas de HIV

Depois dos testes com resultados promissores divulgados em abril desse ano, o projeto para encontrar um imunizante contra o vírus HIV avança. Até então, os testes clínicos mostravam estímulo a células raras, considerado um primeiro passo para a geração de anticorpos nos pacientes infectados.

Dando seguimento aos testes, a Universidade de Oxford, na Inglaterra, deu início nessa semana aos ensaios clínicos para avaliar a segurança, tolerabilidade e imunogenicidade de uma nova vacina, a HIVvonsvX.

O foco é uma ampla gama de variantes do HIV-1, sendo potencialmente aplicável em diversas cepas de HIV. Diferente das demais vacinas que induzem anticorpos gerados pelas células B, a HIVvonsvX induz células potentes e destruidoras de patógenos do sistema imunológico, levando-as para regiões conservadas que sejam alvos do HIV.

O ensaio clínico é chamado HIV-CORE 0052 e faz parte da European Aids Vaccine Initiative (EAVI2020), um projeto financiado pela Comissão Europeia. O teste consiste em treze adultos com idade entre 18 e 65 anos, que sejam HIV-negativos e considerados sem alto risco de infecção. Eles receberam duas doses do imunizante.

Segundo o Medical Xpress, os pesquisadores afirmam que esperam obter relatórios completos do estudo para divulgação até abril de 2022.

Com informações do Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *