Imprensa e autoridades mundiais lamentam morte do Rei Pelé

Imprensa e autoridades mundiais lamentam morte do Rei Pelé; O gigantismo de Pelé no cenário mundial ultrapassou os limites dos campos

 

Imprensa e autoridades mundiais lamentam morte do Rei Pelé; O gigantismo de Pelé no cenário mundial ultrapassou os limites dos campos de futebol, das quadras e das piscinas. O mais famoso e mais admirado dos brasileiros foi homenageado em todos os cantos do mundo.

“Pelé é um dos poucos que contradizem minha teoria”, disse uma vez o artista Warhol. “Em vez de quinze minutos de fama, ele terá quinze séculos.”

O tamanho do Rei Pelé foi reconhecido pela imprensa mundial nesta quinta-feira (29).

A imprensa americana do jornal “The New York Times” escreveu: “Pelé, que foi declarado tesouro nacional no Brasil, foi celebrado pelo mundo e ajudou a popularizar o esporte nos Estados Unidos”.

O “Washington Post” publicou que o rei do futebol brasileiro é, há décadas, o atleta mais celebrado do mundo. A agência de notícias Associated Press descreveu Pelé como “exuberante rei do futebol”. O jornal britânico “The Guardian” ressaltou: “O talento brasileiro, de habilidade e atletismo cativantes”.

A imprensa espanhola “El País” chamou Pelé de “o jogador perfeito”. Na França, o “Le Monde” escreveu que “a coroa de Pelé nunca foi contestada, nem mesmo por Cruyff, Platini, Maradona, Zidane, Messi ou Cristiano Ronaldo”.

A imprensa Italiana, o “Corriere Della Sera” publicou: “O jogo terminou, e agora estamos mais sozinhos. Você permanecerá”. O argentino “Clarin” definiu Pelé como “símbolo supremo do futebol espetáculo. Um dos poucos integrantes do Olimpo do esporte mundial”.

Líderes Mundiais comentam sobre a morte dele

Quando Pelé ia se aposentar, o então secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, pediu ao governo brasileiro que o Rei fosse jogar no país para popularizar o esporte entre os americanos e para estreitar os laços entre Brasil e Estados Unidos.

A Nasa também homenageou o jogador: o chamou de “lendário, conhecido por muitos como o rei do jogo bonito”, e publicou uma imagem de uma constelação com as cores do Brasil.

A Unesco escreveu que Pelé trabalhou incansavelmente para promover o esporte como uma ferramenta de paz.

Em seu texto de despedida do futebol no jornal The New York Times, em 1977, Pelé escreveu: “A magnitude do futebol ignora raça, religião ou política. O único gol é criar amizade. Eu encerro minha carreira hoje não pensando em quantos gols fiz, mas em quantos amigos fiz. Parece que Deus me trouxe à Terra com a missão de unir”.

Veja a repercussão de políticos e autoridades:

O trabalho diplomático de Pelé perdura. Hoje, políticos do mundo todo reconheceram a importância do Rei.

O presidente americano Joe Biden disse que “a ascensão de Pelé da origem humilde à lenda do futebol mostra que tudo é possível”.

O ex-presidente Barack Obama disse que Pelé entendia o poder do esporte de unir as pessoas.

Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pesar pela morte de Pelé nesta quinta-feira. Em publicação no Twitter, Lula destacou que “poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele”.

“Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: ‘Pelé’”, disse o presidente eleito.

Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro manifestou pesar pela morte do Rei Pelé por meio de nota oficial divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), da Presidência da República.

O governo federal prestou condolências aos familiares e amigos, destacando que Pelé foi um dos maiores atletas de todos os tempos.

Dilma Rousseff

A ex-presidente Dilma Rousseff manifestou pesar pela morte de Pelé nas redes sociais.

“Obrigada, Pelé! Obrigada pelos sorrisos que você proporcionou. Pelas lágrimas de emoção. Pelos gritos de gol. Obrigada pelas alegrias que deu ao povo brasileiro e aos povos do mundo. Ninguém foi um rei tão amado. Transmito às brasileiras e brasileiros e aos seus familiares meu imenso pesar”.

Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também publicou mensagem no Twitter.

“Ao me solidarizar com a família, transmito, em nome da Câmara dos Deputados, um tributo a esse símbolo que honrou e dignificou o Brasil e seu povo. O rei do futebol para todo o mundo. O homem Pelé nos deixa. O eterno Pelé viverá para sempre”, disse.

Emmanuel Macron

O presidente da França, Emmanuel Macron, também fez homenagem ao Pelé.

“O Jogo. O Rei. A Eternidade”, disse Macron.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *