Homens são presos após montagem de armadilhas e caça ilegal
Homens são presos após montagem de armadilhas e caça ilegal
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) recebeu denúncias no início desta sexta-feira, 14, de que dois homens estariam no Parque Estadual do Utinga, em Belém, para realizar caça predatória ilegal. Ao se deslocarem ao local, os agentes confirmaram o fato.
Segundo a polícia, no local haviam armadilhas ativadas para a captura de animais silvestres. Ao realizar buscas, os dois homens foram vistos pelos agentes portando cada um armas de fogo, sendo uma espingarda, calibre 36, com quatro munições intactas, e outra um rifle calibre 22, com oito munições intactas e luneta. Eles estavam em posse também de uma armadilha em laço de cabo de aço, duas lanternas, duas mochilas e duas redes utilizadas para acampamento, materiais que comprovam uma possível caça predatória ilegal.
Os suspeitos foram detidos e encaminhados para a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) para realização de procedimentos cabíveis.
A LEI
Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime e a pena é de seis meses a um ano de detenção, além de multa.
CERAN realiza soltura de animal preso em armadilha ilegal
A CERAN realizou a soltura de uma capivara presa em armadilha montada na APP (Área de Preservação Permanente) da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, na comunidade Linha Passo Velho, na cidade de Bento Gonçalves. A ação foi realizada com o apoio da PATRAM (Patrulha Ambiental) de Bento Gonçalves, acionada pela CERAN justamente para acompanhar o trabalho.
A captura ilegal da capivara demonstra que, apesar da orientação e de todo o trabalho de educação ambiental, irregularidades ainda são cometidas em áreas de preservação, como é o caso da APP da Usina 14 de Julho. Homens são presos
É sempre bom lembrar que captura de animais, desmatamento, invasão, construção irregulares, queimadas etc. são práticas ilegais, com penas previstas na legislação brasileira.
AliançA FM