A guerra na Ucrânia virou uma desculpa para o governo de Jair Bolsonaro alavancar um dos seus projetos mais ambiciosos na área ambiental: autorizar a exploração de minérios, petróleo e gás em terras indígenas, principalmente na Amazônia. Com o argumento de que o país precisa diminuir as importações russas de fertilizantes para a agricultura, abaladas pelo conflito armado, Brasília conseguiu fazer aprovar em regime de urgência a votação de um projeto de lei sobre o tema.
A aceleração do procedimento, a sete meses das eleições, fará com que o texto seja apreciado pela Câmara dos Deputados em meados de abril. Coube ao presidente da Casa, o ruralista Arthur Lira, retirar o projeto da gaveta.
Em resumo, o PL 191/2020 autoriza a mineração e a construção de hidrelétricas em terras indígenas, além de legalizar o garimpo.
O governo alega que as medidas são urgentes para o país ser menos dependentes dos fertilizantes russos, essenciais para a agricultura, e poder aumentar a produção nacional. Para isso, precisaria extrair mais potássio do solo brasileiro.
AliançA FM