De acordo com os novos dados,devido a guerra na Ucrânia a economia mundial deve aumentar em 2,6% neste ano. O número é 1% menor da estimativa anterior, que apontava um crescimento de 3,6%.
A Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, rebaixou sua projeção de crescimento econômico global para 2022 devido aos choques da guerra na Ucrânia e mudanças nas políticas macroeconômicas que colocam os países em desenvolvimento particularmente em risco.
Pelas previsões, a Rússia deve sofrer uma recessão profunda este ano e outras desacelerações significativas no crescimento são esperadas em partes da Europa Ocidental e Central, Sul e Sudeste da Ásia.
A chefe da agência destaca que as retrações econômicas podem levar a uma “agitação” e uma profunda ansiedade social já está se espalhando. Os dados do relatório apontam que, mesmo sem interrupções duradouras no mercado financeiro, as economias em desenvolvimento devem enfrentar restrições ao crescimento.
De acordo com a Unctad, a guerra pressionou ainda mais os preços internacionais de energia e commodities primárias, apertando os orçamentos das famílias e aumentando os custos de produção, enquanto as interrupções no comércio e os efeitos das sanções contra a Rússia provavelmente terão efeito no longo prazo.
A agência propõe discussões sobre um mecanismo multilateral que promova a reestruturação “justa e ordenada da dívida soberana dos países em desenvolvimento” durante períodos de estresse financeiro.
Por fim, a entidade defende que os acordos de troca entre bancos centrais sejam mais eficazes para apoiar as moedas dos países em desenvolvimento e lidar com crises financeiras.
AliançA FM