Governo divulgou calendário de feriados e pontos facultativos em 2025; veja datas

Governo divulgou calendário de feriados e pontos facultativos em 2025; veja datas

O governo publicou uma portaria com a lista de feriados e dias de ponto facultativo em 2025. O calendário foi divulgado na edição desta segunda-feira (30) do Diário Oficial da União.

Ao todo, 2025 terá quatro feriadões:

  • O primeiro deles é o da Páscoa, que começa em 18 de abril com a Paixão de Cristo, numa sexta-feira. O Dia de Tiradentes cai na segunda-feira seguinte, dia 21 de abril, podendo proporcionar ao trabalhador quatro dias de folga seguidos.
  • Os outros três feriadões caem em quintas-feiras, por isso, podem ser emendados com a sexta e o fim de semana, a depender da decisão de cada empresa. São eles: 1º de maio (Dia do Trabalhador), 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e o Natal, em 25 de dezembro.

Apesar disso, o calendário conta com quatro feriados que caem em finais de semana:

  • 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República).

Municípios e estados também podem determinar em lei feriados locais, como o Carnaval e Corpus Christi, que são considerados pontos facultativos nacionais .

O que é ponto facultativo?

Ponto facultativo é uma data em que o trabalho é opcional, podendo ser escolhido pelo empregador ou pelo governo. É uma prática que permite que os funcionários participem de eventos especiais ou facilitem a logística em determinados períodos.

O ponto facultativo é diferente do feriado, pois a empresa pode decidir se dispensa ou não os funcionários do trabalho.
O ponto facultativo pode ser definido por:
  • Portaria publicada anualmente pelo governo federal
  • Decisão do empregador
  • Organizações para facilitar a logística ou permitir a participação dos funcionários em eventos especiais
O ponto facultativo pode ser aplicado em datas como: Véspera de ano novo, Carnaval, Quarta-feira de Cinzas, Dia do Servidor Público.
No setor público, os pontos facultativos são tratados como feriado comum. No setor privado, os funcionários podem escolher se trabalham ou não, desde que sigam as políticas da empresa e o acordado com o empregador.
A remuneração dos funcionários em pontos facultativos é a mesma de um dia normal de trabalho, exceto em casos de horas extras.

Veja também: Morte de Vitor gera comoção entre amigos, ‘Lutou como um guerreiro’

A morte de Vitor Willian da Silva, de 29 anos, gerou uma forte comoção. O jovem deu entrada na Santa Casa de Franca em São Paulo, em estado grave, após levar dois tiros durante uma briga em uma adega na avenida Dr. Abrahão Brickmann, no Leporace.

Matéria completa: Morte de Vitor gera comoção entre amigos, ‘Lutou como um guerreiro’

 

Governo divulgou calendário de feriados e pontos facultativos em 2025; veja datas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *