Governador do Pará afirma que piloto desaparecido está vivo; família do santareno pede cautela

Família de Antônio Sena foi contatada por um grupo de coletores de castanha da região do igarapé Puxuri, em Almeirim, que afirma tê-lo encontrado com vida

O governador Helder Barbalho postou em sua conta oficial no Twitter, na noite desta sexta-feira (5), a  notícia de que o piloto santareno Antônio Sena foi encontrado com vida em uma área de mata próxima ao município de Laranjal do Jari, no Amapá. A informação tambem foi replicada pela imprensa de Santarém, onde mora a família do rapaz, que recebeu um telefonema dando conta do fato, o que encheu a todos de esperança.

Antônio Sena, o Toninho, desapareceu no dia 28 de janeiro, durante um vôo que tinha como destino o garimpo Califórnia, em Itaituba, partindo de Alenquer. Um contato feito via rádio amador na tarde desta sexta-feira (5) trouxe a família a informação de que ele teria sido encontrado com vida por um grupo de coletores de castanha da região conhecida como Igarapé Puxuri, um braço do Rio Paru, no município de Almeirim, quase na divisa do Pará com o Amapá.

De acordo com as informações que foram repassadas no contato feito pelo rádio, o piloto teria conseguido sobreviver à queda do Cessna 210, prefixo PT-IRJ, e depois de caminhar vários quilômetros por uma área de difícil acesso, conseguiu chegar, na manhã de hoje na região do Tauaxi, onde encontrou um grupo de coletores de castanha.  

Foto: Reprodução Instagram

Mesmo bastante debilitado ele estava consciente e, depois de se identificar, pediu ajuda para entrar em contato com os familiares em Santarém. O grupo foi até um local onde havia um equipamento de rádio amador pelo qual fizeram contato com a comunidade onde moram e repassaram os telefones de contato fornecidos por Toninho. A mãe do piloto, Rolene Sena, foi a primeira a ser contatada e comunicou os outros filhos.

O irmão de Toninho, Thiago Sena, então retornou para a pessoa que havia feito a ligação e pediu mais informações que pudessem confirmar se tratar, de fato, dele. E as respostas foram todas precisas. Porém, como não houve contato direto com o piloto, a família preferiu não se adiantar e confirmar oficialmente que se trata do piloto, mesmo que todos os indícios apontem para essa direção.

A irmã do piloto, Mariana Sena, postou uma mensagem nos Stories do Instagram pedindo aos conhecidos e amigos que tenham um pouco de paciência até que eles consigam confirmar que se trata mesmo de Toninho. “Estamos recebendo muitas mensagens e não estamos conseguindo administrar isso agora. Pra gente ser bem objetivo, a gente tem sim uma informação muito boa pra ser verificada. Mas a gente não pode afirmar com certeza de que ele. O nosso desejo, o desejo de vocês, da mamãe e do Thiago é que seja. Estamos apurando mais informações com a Polícia e a Força Aérea Brasileira. E assim que a gente tiver informações mais apuradas a gente vai compartilhar com vocês”, disse.

Irmãos do piloto devem embarcar neste sábado (6) para o município de Laranjal do Jari, no Amapá, de onde seguirão para a área onde o piloto foi encontrado. O Governo do Pará cedeu uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp) que também será deslocada até a região informada aos familiares.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) informou que as equipes do Graesp irão percorrer a região de Laranjal do Jari a fim de localizar o grupo e o piloto, que estão descendo o rio Paru em direção ao igarapé Puxuri. Uma equipe médica também será levada no mesmo voo.

O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *