Google e TSE lançam ferramenta sobre como votar

 

Buscas no Google com as expressões “como votar” ou “como usar as urnas eletrônicas”, por exemplo, têm como primeiros resultados, a partir de agora, somente informações oficiais da Justiça Eleitoral com explicações claras paras dúvidas sobre as eleições.
Além de ficarem destacados no topo da página, os conteúdos da Justiça Eleitoral possuem resumos maiores que os resultados normais de busca, bem como são priorizados nos diversos motores de busca do Google, incluindo as abas “notícias” e “vídeos”.
Entre os resultados destacados constam informações como locais, horários e ordem de votação e documentação necessária, além de mais detalhes sobre o uso correto da urna eletrônica e respostas para dúvidas comuns sobre o tema.
Todo o material é elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde as eleições de 2014, a corte fechou parceria com o Google para dar destaque a resultados com informações oficiais da Justiça Eleitoral.
“Neste ano, a experiência ganhou mais conteúdos e links para guiar o eleitor por ações como baixar o aplicativo e-Tìtulo, encontrar os locais de votação no site do TSE e tirar dúvidas diretamente no serviço de mensagens oficial da Corte Eleitoral”, informou o tribunal.
Google e TSE lançam ferramenta sobre como votar

TSE contra fake news nas eleições 2022

Desde 2014, o Google estabelece parcerias com a Justiça Eleitoral, visando combater de forma ostensiva o fenômeno da desinformação online no contexto das eleições brasileiras e, em favor da transparência e da segurança no processo eleitoral, levar até as pessoas dados confiáveis.

Outra iniciativa com o Google para 2022 foi o lançamento da Central Google Trends – Eleições 2022, que mostra em tempo real quais são os candidatos e partidos mais pesquisados na ferramenta de busca, por exemplo. A página traz também o que os eleitores buscam sobre cada candidato.

Além disso, o TSE reforçou mecanismos de combate à fake news e estendeu as parcerias neste ano, principalmente nas redes sociais. Desde maio, se você é usuário do Facebok já deve ter visto a imagem de um megafone com a mensagem “prepare-se para a eleição deste ano” na plataforma. O lembrete contém avisos sobre serviços úteis aos cidadãos oferecidos pela Justiça Eleitoral, com link que leva à página oficial.

Em fevereiro, a Corte já havia firmado acordo contra a propagação de mensagens falsas com o Twitter. O Twitter se comprometeu a ativar avisos de busca para auxiliar os usuários que procurarem informações sobre as Eleições 2022 na plataforma, de modo especial sobre a urna eletrônica e divulgação de esclarecimentos sobre narrativas desinformativas graves que estejam em circulação.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *