TSE contra fake news nas eleições 2022
Desde 2014, o Google estabelece parcerias com a Justiça Eleitoral, visando combater de forma ostensiva o fenômeno da desinformação online no contexto das eleições brasileiras e, em favor da transparência e da segurança no processo eleitoral, levar até as pessoas dados confiáveis.
Outra iniciativa com o Google para 2022 foi o lançamento da Central Google Trends – Eleições 2022, que mostra em tempo real quais são os candidatos e partidos mais pesquisados na ferramenta de busca, por exemplo. A página traz também o que os eleitores buscam sobre cada candidato.
Além disso, o TSE reforçou mecanismos de combate à fake news e estendeu as parcerias neste ano, principalmente nas redes sociais. Desde maio, se você é usuário do Facebok já deve ter visto a imagem de um megafone com a mensagem “prepare-se para a eleição deste ano” na plataforma. O lembrete contém avisos sobre serviços úteis aos cidadãos oferecidos pela Justiça Eleitoral, com link que leva à página oficial.
Em fevereiro, a Corte já havia firmado acordo contra a propagação de mensagens falsas com o Twitter. O Twitter se comprometeu a ativar avisos de busca para auxiliar os usuários que procurarem informações sobre as Eleições 2022 na plataforma, de modo especial sobre a urna eletrônica e divulgação de esclarecimentos sobre narrativas desinformativas graves que estejam em circulação.
AliançA FM