Gabão: País é comandado pela mesma família há mais de meio século

Gabão: País é comandado pela mesma família há mais de meio século; Após os resultados das eleições realizadas na semana passada,

Gabão: País é comandado pela mesma família há mais de meio século; 

Após os resultados das eleições realizadas na semana passada, as forças de segurança gabonesas afirmaram nesta quinta-feira (30) que o presidente Ali Bongo Ondimba foi deposto e preso ,a dissolução do Parlamento e que as fronteiras foram fechadas.

  • PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼

Saiba mais sobre o país…

Rico em petróleo e com 1/3 de pobres, o Gabão fica na região oeste da África Central, tem uma  área maior que o estado de São Paulo com (267 milhões de km2), mas vive apenas 2,3 milhões de pessoas, o que é apenas um pouco mais gente que Belo Horizonte, segundo a maioria censo recente.

A a maioria da população é Bantu, um grupo etnolinguístico com mais de 680 dialetos e línguas distintas que está espalhado por toda Bantu, África Subsaariana.

O país produz 200 milhões de barris de petróleo por dia, estando entre os maiores produtores do mundo .maiores produtores membro da Opep, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo , é o Gabão.

No entanto , segundo o dicionário ” Brittanica” , cerca de um terço da população vive abaixo da linha da pobreza .

No país africano , a estimativa média de vida é de 69 anos para as mulheres e 64 anos para os homens. No Brasil, a estimativa é de 73,6 anos para os homens e 80,5 anos para as mulheres.

Nome de origem portuguesa

Os primeiros europeus a chegar ao Gabão foram comerciantes portugueses que aí se estabeleceram no século XV . Deram ao país o nome da palavra portuguesa “Gabão”, um casaco com manga e capuz que lembra o formato do estuário do rio Komo, principal rio do país que tem ligação direta com o Oceano Atlântico.

Mais tarde, A França assumiu o papel de protetora após concordar com negociações com os chefes costeiros do Gabão em 1839 e 1841.

O país europeu só passou a gerir de fato a região em 1903 quando formou um complexo nomeado “África Equatorial Francesa”, foi extinto em 1960 com independência e separação em 4 territórios: República Centro-Africana, Chade, Congo e Gabão .

Família governante

Com o fim da colonização, o país passou a realizar eleições para escolher um líder local e formar um governo parlamentar . No entanto, nenhum partido obteve a maioria para estabelecer um governo.

Dois líderes dos dois principais partidos concordaram com uma lista única de candidatos pouco depois de determinarem que o Gabão não tinha um número insuficiente de indivíduos para um sistema bipartidário.

Um deles tornou-se presidente após escolher o esquema presidencialista, e o outro ingressou na equipe como chanceler.

A estratégia que colocou Leon M’Ba no comando, acompanhado por seu vice- presidente Omar Bongo. Ambas pessoas as pessoas foram vítimas de um ataque patrocinado pelo exército em 1964. Depois de 3 anos, uniram forças novamente e retomaram o poder.

No final de 1967, Omar Bongo tornou-se presidente e permaneceu no cargo até sua morte em 2009 , quando seu filho Ali o sucedeu .

Em 2019 , os militares lançaram um novo ataque , mas acabaram capturados. Ao mesmo tempo, o governo Ali Bongo determinou um toque de recolher na capital e reduzir o acesso à Internet.

O golpe de 2023

Grupo das Forças Armadas do Gabão anunciou um golpe de Estado em rede nacional na quinta-feira ( 30). Eles alegaram uma fraude nas eleições gerais do país , que ocorreram no final da semana e indicaram a vitória de Ali Bongo .

Segundo os militares , Bongo foi colocado em uma prisão residencial .E as fronteiras do país foram fechadas.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *