O ministério público do trabalho obteve duas decisões favoráveis contra a Ford para garantir a lei dos direitos trabalhista
Nesta sexta-feira (05), a justiça do trabalho determinou que sejam suspensas as demissões nas unidades da montadora em Camaçari (BA) e Taubaté (SP) até que seja concluída a negociação coletiva com os sindicatos.
Conforme verificado pelo MTP, a empresa tem se limitado a discutir o pagamento de valores para os trabalhadores. Os procuradores do trabalho defendem que é preciso uma ampla negociação para amenizar os impactos econômicos e sociais do fechamento da Ford no Brasil. Somente na Bahia, há 12 mil empregos diretos e indiretos, gerados pela montadora. De acordo com a sentença enquanto não for concluída a negociação a Ford está proibida de fazer as demissões e nem poderá interromper os pagamentos dos salários. Em Taubaté, está proibida a alienação de bens e maquinários da fabrica.
A justiça do trabalho na Bahia fixou multa de 1 milhão de reais pelo descumprimento das obrigações. Em São Paulo a multa será de 100 mil reais por trabalhador afetado e mais 500 mil reais em outros itens.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem de: Larissa Mantovan