Com a intenção de manter a maioria dos jogadores campeões com Abel Ferreira para a próxima temporada, a diretoria do Palmeiras deve seguir uma linha mais certeira e cautelosa na próxima janela de transferências.
Quem deve chegar?
Assim como o técnico do palmeiras Abel Ferreira fez questão de frisar em algumas coletivas na temporada, apenas “um ou dois reforços” podem chegar no Verdão, já que a ideia é manter o maior número possível de atletas já pertencentes ao grupo para o próximo ano. De acordo com falas da comissão técnica e da diretoria, a procura de jogadores será em cima de possíveis saídas. Ou seja, neste momento ocorre apenas uma monitoração do mercado.
Quem vai sair?
Um dos principais destaques do Verdão na conquista do título brasileiro, Gustavo Scarpa é uma baixa certa para a próxima temporada. O meio-campista encerra seu vínculo com o clube alviverde já no fim deste ano para atuar no futebol inglês. Por opção pessoal, o atleta irá defender as cores do Nottingham Forest no campeonato local.
Quem pode sair?
Danilo
Um dos pilares do sistema de jogo do treinador português, Danilo não tem permanência garantida no clube. Ainda que não tenha recebido nenhuma proposta oficial, segundo alegou a presidente Leila Pereira, o jovem profissional foi alvo de sondagens ao longo do ano, principalmente de times europeus. Se houver alguma oferta superior ao esperado, o meia pode se despedir.
Rafael Navarro
A janela de transferência do meio do ano contou com as chegadas de López e Merentiel, dois fortes concorrentes para a posição de centroavante. Além dos “gringos”, Rony, que muitas vezes exerceu a função, e Endrick, joia da base que começou a ganhar sequência, estiveram à frente de Navarro na temporada. O atacante pode ser negociado após 48 partidas disputadas, sendo que foi titular em apenas 13, somando sete gols e três assistências.
Kuscevic
Reserva do reserva na equipe palmeirense, o zagueiro perdeu espaço com a chegada de Murilo, que assumiu uma das vagas titulares da posição, além de outros estrangeiros, já que regulamento do futebol brasileiro permite que apenas cinco sejam relacionados por partida. Logo, a prioridade é de jogadores que atuem com mais frequência que o chileno, que pode se despedir ao final do ano por conta disso.
Jorge
A firmação de Piquerez como titular e a ascensão de Vanderlan na lateral-esquerda fizeram com que o atleta perdesse espaço e se tornasse apenas a terceira opção. Também por conta de algumas lesões, foi pouco utilizado na temporada e deve ter o vínculo reavaliado pela diretoria. Foram 22 jogos, 18 como titular, e nenhum gol marcado.
COMO ESTÁ A MOVIMENTAÇÃO DO FLAMENGO NO MERCADO
Quem pode chegar
Vitor Pereira: depois de anunciar sua saída do Corinthians, o português entrou na mira do Flamengo na última semana. O clube o tem como prioridade para o cargo de treinador de olho na temporada de 2023. A negociação está avançada, e Vitor muito provavelmente comandará o Rubro-Negro.
Gerson: um dos grandes nomes da equipe que conquistou praticamente tudo de 2019 a 2020, Gerson se acertou com o clube, mas os franceses do Olympique de Marseille têm feito jogo duro. A situação de momento é que se trata de negócio dificílimo na visão do Flamengo.
Rossi: com contrato a vencer no fim de junho de 2023 no Boca Juniors, o goleiro Agustín Rossi também está muito perto do Flamengo. O goleiro de 27 anos não quer seguir na Argentina e deseja defender o atual campeão da América. Na virada do ano, as conversas se intensificarão, e há otimismo das duas partes.
Quem sai
Dorival Júnior: magoado com o fato de o Flamengo ter aberto conversas com Vitor Pereira, Dorival anunciou sua saída na última sexta-feira. O vídeo em que comunicou que não permaneceria foi feito momentos após Bruno Spindel entrar em contato com seu agente, Edson Khodor.
Rodinei: o contrato, que termina em 31 de dezembro, não foi renovado e ele acertou sua ida para o Olympiacos, da Grécia. O Flamengo fez publicação agradecendo os serviços prestados.
Diego Alves: no clube desde julho de 2017, o goleiro de 37 anos não renovará contrato. Deixa o clube com duas Libertadores, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e três estaduais. Disputou 217 jogos pelo Flamengo e se despediu contra o Avaí.
Quem pode sair?
Quem volta de empréstimo
Ramon: emprestado ao Bragantino na última temporada, o lateral-esquerdo será negociado com o Braga (Portugal). A transferência será por empréstimo de um ano com opção de compra e está em vias de ser finalizada.
Noga: emprestado ao Bahia, zagueiro tem situação idêntica à de Ramon. Seu contrato com o Flamengo é válido até dezembro de 2024.
Thiaguinho: emprestado ao Houston Dynamo, da MLS, o atacante tem contrato com os norte-americanos até o fim do ano. Seu vínculo com o Flamengo é válido até dezembro de 2024, mas não deve ser aproveitado.
Vitor Gabriel: emprestado ao Juventude até dezembro, tem contrato com o Flamengo até o fim de 2023. Com a utilização de Mateusão, não deve ter oportunidades na próxima temporada.
AliançA FM