A desigualdade social no Brasil ganhou ainda mais corpo com a pandemia de Covid-19.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Data Favela, divulgada neste mês, 68% das pessoas que moram na periferia não tinham dinheiro para comprar comida em ao menos um dia nas duas semanas anteriores ao levantamento. Outro dado alarmante é que 71% das famílias estão sobrevivendo atualmente com menos da metade da renda que tinham antes da pandemia.
Para o diretor do observatório de favelas, Aruan Braga, “a redução nos ganhos dessas pessoas venho sem estratégias mais efetivas de complementação de renda”. Há ainda parcelas de pessoas que trabalham em serviços de limpeza e comércio. Por necessitarem manter a renda e não ter alternativa de home office, acabam se expondo mais a contaminação pelo Coronavírus.
Braga também ressalta sobre “o número de refeições diárias dos moradores de comunidade, que caiu de uma média de 2,4 em agosto de 2020 para 1,9 no final de fevereiro deste ano”.
A pesquisa foi feita com 2.087 pessoas, maiores de 16 anos, em 76 favelas de todos os estados no período de 09 à 11 de fevereiro de 2021.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem de: Rene Almeida