Com o início da campanha eleitoral, os candidatos, os partidos e o processo eleitoral em si ganham destaque nas discussões públicas, nas conversas entre amigos e na sociedade como um todo. Junto com isso, surge uma série de boatos e de mensagens falsas sobre esses assuntos.
Segundo uma pesquisa do Datafolha divulgada em março deste ano, a maioria dos eleitores entende que as fake news divulgadas em aplicativos e redes sociais podem influenciar no resultado da eleição.
Por isso, a equipe do Fato ou Fake conversou com especialistas e elencou as principais dicas de como checar se uma mensagem que você recebeu sobre eleições é #FAKE ou não.
A primeira dica é básica e pode parecer óbvia, mas não é: leia a mensagem inteira. Ao fazer esta leitura, verifique se a mensagem tem algumas características bastante usadas em fake news.
O Fato ou Fake já identificou vários casos de prints de notícias verdadeiras que circulam atualmente como se fossem atuais. Como o contexto é outro, aquela informação não é mais válida.