Uma falha no sistema do INSS indeferiu mais de 31 mil pedidos de perícia para benefícios de incapacidade. O erro foi denunciado pela Associação Nacional de Médicos Peritos, a ANMP. De acordo com a denúncia, uma falha entre a base de dados do cadastro nacional de informações sociais e do sistema de administração de benefícios por incapacidade gerou os indeferimentos.
Na prática, mais de 31 mil pessoas que solicitaram perícia para receber benefícios como auxílio-doença ou aposentadoria por incapacidade tiveram o pedido negado. A associação informou que pessoas com incapacidade laborativa comprovada por um médico perito tiveram o pedido negado automaticamente. Em nota, o INSS reconheceu a falha e informou que ambos os sistemas citados na denúncia são de responsabilidade da Dataprev, a empresa de tecnologia da previdência.
A Dataprev informou que a falha no sistema já foi solucionada. De acordo com o INSS foram identificados 3.642 requerimentos indeferidos indevidamente e que já estão sendo reprocessados. Hoje, mais de 277 mil pedidos de benefícios por incapacidade estão em análise no INSS.
Fonte: Mais News
Reportagem de: Rodrigo Santos