Ministro da Educação confirmou que “há crianças com grau de deficiência que é impossível a convivência” essa foi a declaração polêmica de Milton Ribeiro em poucos dias sobre o mesmo tema, recentemente ele diz que “essas crianças atrapalham o aprendizado dos demais alunos”.
Nesta quinta-feira (19/08) no Recife, o ministro propões aberturas de salas especiais.
“Nós temos, hoje, 1,3 milhão de crianças com deficiência que estudam nas escolas públicas. Desse total, 12% têm um grau de deficiência que é impossível a convivência.”
O professor da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Ocimar Alavarse lamenta as declarações do ministro. De acordo com ele a fala de Milton Ribeiro é coerente pois espelha a linha de pensamento do governo, o especialista complementa “é fundamental pros alunos convivem com a diferença.”
“É coerente com a linha do governo ao qual serve, menospreza vidas, particularmente a vida das crianças com deficiências que em primeiro lugar necessitam de integração com todas as crianças e isso é bom para todas as crianças que devem perceber conviver com diferenças e se aceitarem, especialmente na escola.”
O educador lembra que o desafio do aprendizado é todas as crianças.
“Sr. Milton, o PAES – Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior da Unimontes ignorar esse desafio da escolarização brasileira ou fundo, talvez atenta a propósitos mais do que segregacionista, propósito de uma escolarização para poucos. O desafio de aprendizagem evidentemente também leva em conta as deficiências, mas não se concentra nesse aspecto.”
O professor Ocimar Alavarse, declara que querer integrar é o primeiro ponto para o sucesso de um trabalho de inclusão.
AliançA FM.