Os eleitores que têm entre 16 e 24 anos são os que mais acreditam que as notícias falsas podem ter algum impacto no pleito.
Dados da mais recentes pesquisa Ipec divulgados nesta terça-feira (6) apontam que 85% dos brasileiros acreditam que as fake news podem o influenciar o resultado das eleições.
Os que afirmam que as fake news não devem influenciar representam 12%, enquanto os que não sabem ou não responderam somam 3%. Segundo o levantamento, os eleitores que têm entre 16 e 24 anos são os que mais acreditam (91%) que as fake news podem ter algum impacto na eleição. O número cai à medida que o eleitor fica mais velho, chegando ao mínimo (75%) entre os que têm 60 anos ou mais.
Os eleitores também foram questionados com qual frequência eles se deparam com informações falsas. Os que responderam “sempre” representam 33%, enquanto os que disseram “quase sempre” somam 22%, “às vezes”, 24%, “raramente”, 9%, “nunca”, 8% e os que “não sabem/não responderam”, 4%.
O Ipec ainda perguntou se, ao receber uma notícia, o entrevistado busca verificar se as informações são verdadeiras. Os que sempre verificam somam 43%, os que às vezes verificam, 27%, raramente verificam, 12%, nunca verificam, 15%, e os que sabem ou não responderam, 2%.
Foram ouvidas 2.512 pessoas entre 2 e 4 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento, que foi encomendado pela TV Globo, está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐00922/2022.
Fato ou Fake
Durante o período eleitoral, o Fato ou Fake, serviço de checagem de informações do Grupo Globo, checa não só as mensagens falsas que circulam nas redes, mas também as falas dos políticos. Seja em entrevistas, sabatinas, debates ou durante as agendas de campanha.
Todas as checagens eleitorais podem ser acompanhadas na página especial de eleições do Fato ou Fake.
Para ajudar os eleitores a saber o que é falso e o que é verdadeiro nessas eleições, a equipe do Fato ou Fake também publicou uma série de vídeos explicativos.
AliançA FM
Com informações G1.