Fachin: “Nada e ninguém vai interferir na Justiça Eleitoral”

Fachin: "Nada e ninguém vai interferir na Justiça Eleitoral"

 

O presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Edson Fachin, disse, na última quinta-feira (12), que ninguém irá interferir na Justiça Eleitoral. A Corte enfrenta uma crise com o Executivo, desde que o presidente Jair Bolsonaro (PL), sugeriu que as Forças Armadas fizessem uma apuração paralela de votos das eleições deste ano.

Fachin participou de uma rodada de testes de urnas eletrônicas no prédio do TSE. “Nada e nem ninguém vai interferir na Justiça Eleitoral”, disse, ressaltando que o processo eleitoral brasileiro é totalmente seguro.

“No Brasil de hoje, quem põe em dúvida o processo eleitoral é porque não confia na democracia”, afirmou.

Edson Fachin ainda destacou o trabalho dos técnicos da corte eleitoral para garantir a lisura das eleições deste ano. “Temos muito orgulho da equipe do TSE, tem sido firme, correta e de honestidade técnica. Meu Agradecimento aos executores de testes. O relatório será entregue até o final do mês”, disse.

Fachin também foi perguntado sobre a relação tensa das últimas semanas do TSE com as Forças Armadas:

“Desde a redemocratização as FFAA iniciaram e aprofundaram uma prestação de serviço extremamente relevante para a realização das eleições, chegando a comunidades isoladas, portanto essa logística capilarizada é um serviço importante que continuará sendo prestado em 2022”, disse.

Membros das Forças Armadas participantes do Comitê de Transparência não estiveram presentes no teste realizado na última quinta-feira, apesar do convite ter sido feito.

“Todos os integrantes do importante Comitê e do Observatório Eleitoral, quase 80 pessoas, foram convidados e todos são bem-vindos neste e em todos os outros processos, mas a deliberação de estar presente é facultativa”, afirmou.

O ministro aproveitou para destacar que não existe “sala escura no TSE”, em referência a uma acusação das Forças Armadas.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *