A vacina russa teve100% de eficácia contra casos moderados e graves de covid-19.
O instituto russo Gamaleya divulgou hoje (19) que a vacina Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra casos sintomáticos de covid-19. O estudo é ainda preliminar mas traz esperança para vários governos brasileiros, entre eles o paraense, que recentemente fez acordo para adquirir 3 milhões de doses da vacina russa.
A vacina é aplicada em duas doses em um período de 21 dias. Ela começou a ser aplicada na Rússia e em outros países mesmo antes do término da fase 3 de testes, o que gerou uma série de críticas, principalmente por parte das empresas norte-americanas. A divulgação dos dados foi publicada na revista científica Lancet e significa que essa fase foi concluída com sucesso.
A vacina russa mostrou números ainda mais surpreendentes em outros públicos. Teve 100% de eficácia contra casos moderados e graves de covid-19. O imunizante também apresentou dados positivos em idosos: a eficácia foi de 91,8% neste grupo.
A análise envolveu 19.866 participantes. Desses, 14.964 tomaram a vacina. Outros 4.902 receberam um placebo. Houve 16 casos de covid entre os vacinados (0,1%) e 62 entre os não vacinados (1,3%).
O teste é considerado preliminar porque ainda há o objetivo de incluir um total de 40 mil participantes. Além disso, é preciso manter o monitoramento de segurança e eficácia dos vacinados.
DOL