A Delegacia de Defraudações investiga os crimes de jogo de azar, associação criminosa e lavagem de capitais. A ação tem como objetivo apreender documentos que comprovem fraudes nos processos de realização das rifas e dos bens sorteados aos supostos ganhadores.
Segundo as investigações, o esquema reproduz parâmetros da Loteria Federal para dar aparência de credibilidade e legalidade aos sorteios, mas utiliza um aplicativo customizado e não auditado — com fortes indícios de manipulação.
Fazer rifas no Brasil requer autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda. A prática também é exclusiva de instituições sem fins lucrativos.
De acordo com o g1, todas as joias do cantor foram apreendidas, incluindo cordões de ouro. Outros influencers, como Roger Rodrigues dos Santos, o Roginho Dú Ouro; Jonathan Luis Chaves Costa, o Jon Jon; e Leandro Medeiros, o Lacraia, também estão sendo investigados.
Vivi e Poze se casaram no último sábado (26), e os detalhes do enlace foram compartilhados nas redes sociais.
Ligação com o tráfico
Ao longo dos últimos anos, operações policiais revelaram uma ligação crescente entre rifas ilegais promovidas por influenciadores digitais e atividades de organizações criminosas no Brasil, como tráfico de drogas e o jogo do bicho. Esses esquemas envolvem não só fraude contra consumidores por meio de sorteios manipulados, mas também a lavagem de dinheiro de atividades ilícitas.
Em algumas operações, como a Falsas Promessas, na Bahia, foi constatado que influenciadores utilizavam sua audiência para divulgar rifas ligadas a grupos de tráfico e esquemas de lavagem de dinheiro, envolvendo tanto o Comando Vermelho quanto operações de jogos de azar clandestinos.
Nesse contexto, chefes de facções aproveitaram a plataforma digital para captar grandes somas em dinheiro, às vezes disfarçando prêmios como veículos de luxo e cirurgias plásticas, cuja entrega nem sempre era realizada.
Flamengo, Fluminense e Palmeiras já estavam garantidos na competição. Com a final da Libertadores entre Atlético-MG e Botafogo, está confirmado que a única vaga restante no Mundial será de um clube brasileiro. O campeão garantirá lugar no torneio.
Matéria Completa: O Brasil será o país com mais times no Mundial de Clubes de 2025