Ensino Médio: carga horária em disciplinas básicas pode aumentar O Ministério da Educação (MEC) fez uma proposta para aumentar a carga
PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼
Ensino Médio: carga horária em disciplinas básicas pode aumentar
O Ministério da Educação (MEC) fez uma proposta para aumentar a carga horária da Formação Geral Básica (FGB), que são as disciplinas obrigatórias ou básicas. O objetivo é aumentar a carga dedicada an essas disciplinas de 1.800 para 2.400 horas .
Os resultados da consulta pública realizada nesta segunda-feira (7) estão incluídos no resumo que acompanha a proposta. Entre março e julho, mais de 150 mil pessoas enviaram contribuições.
Contexto: O novo modelo de ensino médio, que foi lançado há dois anos, recebeu críticas. Por exemplo, secretários de educação argumentam que a carga horária das disciplinas obrigatórias deve aumentar e que as matérias optativas devem ter mais tempo disponível.
- Quando o Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017, o modelo previa 3.000 horas-aula ao fim dos três anos de curso.
- Destas, 1.800 eram para as disciplinas obrigatórias, e 1.200 para as optativas.
Segundo o governo, a consulta pública indicou uma “posição majoritária de críticas” sobre o tempo destinado à Formação Geral Básica e a necessidade de uma maior clareza em relação aos itinerários formativos, que abrangem as disciplinas optativas.
💡 Diante disso, o MEC propôs as seguintes soluções:
- carga horária destinada às disciplinas básicas obrigatórias de 2.400 horas, podendo haver exceção no caso dos cursos técnicos, estabelecendo mínimo de 2.200 horas;
- incluir espanhol, arte, educação física, literatura, história, sociologia, filosofia, geografia, química, física, biologia e educação digital entre as disciplinas obrigatórias;
- reduzir o número de itinerários formativos, que passam a se chamar “percursos de aprofundamento e integração de estudos”.
A redução seria de cinco para três áreas temáticas para os itinerários formativos. Atualmente, existem vários caminhos disponíveis: matemáticas e suas tecnologias; linguagem e suas tecnologias; ciências naturais e aplicadas; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional.
Com a mudança, os itinerários dariam espaço aos percursos de aprofundamento e integração de estudos, que serão divididos em:
AliançA FM