Falta de orçamento deve empurrar o exame para janeiro ou fevereiro de 2022
O Enem 2021 não será aplicado este ano. A informação foi dada pelo presidente do Inep, que alegou falta de orçamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas devem acontecer em janeiro ou fevereiro de 2022. As informações foram publicadas na tarde desta quinta-feira (13) pelo colunista Ancelmo Gois.
Segundo o jornalista, o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, informou nesta quinta a membros do Conselho Nacional de Educação que, por falta de tempo e orçamento, não será feito Enem neste ano. Ficará para janeiro ou fevereiro de 2022.
Já havia a suspeita de que a prova para ingresso nas universidades do país não seria aplicada. Um portaria publicada no Diário Oficial de quarta-feira (12) com as metas globais previstas pelo próprio Inep não incluiu a aplicação do exame.
Inep nega
Segundo o G1, a assessoria de comunicação do Inep negou a informação de suspensão do Enem 2021 e encaminhou para a reportagem do portal um áudio com uma declaração de Dupas Ribeiro durante a reunião.
Nele, uma voz creditada ao presidente do Inep afirma que o “Enem está em processo de planejamento”, que “não tinha como assinar algo e definir a data do Enem” e que “estamos engajados para que ocorra este ano”.
Questionado sobre se haveria outro trecho da reunião em que a informação sobre a data do Enem tenha sido explícita, a assessoria informou que “não procede”.
Crítica
Na redes sociais, a União Brasil Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) critica a suspensão do exame. Veja:
NÃO IREMOS PERMITIR!
A irresponsabilidade e a ineficiência do Governo Bolsonaro não pode nos causar mais angústia! Queremos ENEM em 2021
Fonte: O Liberal