Na manhã da última quinta-feira (21) pelo menos três ônibus foram destruídos por incêndios entre Acará e Tomé-Açú, nordeste do Pará, em área onde existe conflito territorial entre indígenas e a empresa Brasil Bio Fuels (BBF).
A Segup também informou que a situação “está sendo acompanhada pelas Delegacias dos municípios de Tomé Açu e Acará, com o apoio das superintendências regionais locais e que diligências estão sendo realizadas para ouvir as partes envolvidas e coletar informações sobre o ocorrido”.
A empresa alega que as áreas sofrem com invasões e furtos de frutos e equipamentos. Já indígenas dizem que sofrem ameaças e com o avanço das plantações sobre terras indígenas demarcadas. O Ministério Público Federal (MPF) acompanha a situação há anos e tenta mediar a situação.
Tratores e maquinários da empresa BBF também foram destruídos e polo industrial invadido por cerca de 50 pessoas encapuzadas, de acordo com a empresa, que alega ainda que esse grupo estaria armado e teria causado pânico entre os colaboradores.
AliançA FM