Empreendedor diz que lista para boicotar comerciantes petistas é crime

Empreendedor diz que lista para boicotar comerciantes petistas é crime

 

Não obstante de outras localidades do Brasil,Tailândia-PA passa pela mesma situação, empresários “bolsonaristas” fizeram um grupo de whatsapp que nele foi criado uma lista de empresas para boicotar os apoiadores do eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com uma informação passada a nossa equipe, um empresário “petista” da cidade teria presenciado que um apoiador “bolsonarista” estaria junto com empresários do ramo da agropecuária se manifestando contra um apoiador petista.

Relatos estão a cada dia mais aflorado logo após a derrota do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), empresários de vários ramos estão sendo boicotados por “bolsonaristas”.

O boicote chegou no Estado do Mato Grosso

A polarização política não acabou com o 2º turno no Brasil e ficou ainda mais acirrada com uma espécie de 3º turno. Nos últimos dias, integrantes da extrema direita, inconformados com a derrota de Jair Bolsonaro (PL), passaram a divulgar lista de boicote de empresas, cujos donos supostamente teriam votado no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“É um crime contra o empreendedorismo e as autoridades precisam agir para combater isso, como também as entidades de classe precisam se mobilizar para desmentir e dar fim a essa prática criminosa de fake news”, defendeu o empreendedor e gestor de recursos humanos, Dendry Rios.

“Muito triste isso, mas vamos combater essa maldade contra os empreendedores. Vamos fazer a verdade prevalecer e dar fim a esses destruidores de sonhos e de pessoas”, desabafou Rios.

A mobilização vem sendo realizado em praticamente todo o Estado e cada cidade tem sua lista de empreendedores incluídos na lista do boicote. Em Campo Grande, a lista inclui até empresários que votaram em Jair Bolsonaro, mas acabaram incluído na lista porque alguém suspeitou que fossem petistas.

A democracia existe, justamente, para a convivência harmoniosa entre as pessoas. A disputa política é o ponto alto da civilização e não o ápice da barbárie. Somente no período das trevas e da idade média, a disputa política era resolvida na guerra e vencia quem matava o adversário.

Mato Grosso do Sul

Municípios como Dourados, Costa Rica e Chapadão do Céu tem registrado a famigerada “Lista de Comércios Petistas”, que tem se espalhado não só em Mato Grosso do Sul, como em outros Estados, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (30).

Essa é uma das iniciativas que se desdobram pelo Brasil, de cidadãos que não aceitaram o resultado democrático da vitória de Lula por 50,90% dos votos válidos, contra 49,10% do atual presidente, Jair Bolsonaro.

Nas listas de boicote são citados todos os tipos de comércios. Em Dourados, por exemplo, são lsitadas lojas de tereré; de peças; energia solar; pontos de espetinho; arquitetos; padarias; cosmético; publicidade; informática e até tatuadoras.

Costa Rica divulga listas que trazem de academias; lojas de roupa; fisioterapeutas e farmáicas; borracharias e de comitas típicas.

Também, em Chapadão do Céu, também foram listados mercados; massagistas; vendedores de pastel; tabacarias; contadores; salões; manicures e até mesmo faxineiras.

Medidas

Importante frisar que, segundo informações da Polícia Civil com base no art.7º, que trata das relações de consumo, a lista configura crime, com pena de detenção, que varia de 2 a 5 anos de prisão ou multa.

Vale ressaltar que, por se tratar de lesão direta à pessoas jurídicas, o caminho para o empresário que se sentir lesado deve ser buscar defesa individual, através de advogado, ressalta a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – PROCON.

Conforme o órgão, como o dano está sendo direto à imagem do estabelecimento, eles são assegurados pelo chamado Princípio da Ordem Econômica.

Sendo assim, é preciso que cada comerciante por si só busque um advogado, ou ainda, se unam em busca de uma associação comercial, e peçam auxílio da assessoria jurídica.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *