Eleitores da Amazônia querem presidente que conheça a região

Eleitores da Amazônia querem presidente que conheça a região

 

A maioria do eleitorado da Amazônia acredita que o melhor perfil de candidato ou candidata à presidência da República deve ser uma pessoa que defenda e conheça profundamente os temas da região. Este é o resultado da pesquisa de opinião encomendada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Para 58,2% dos eleitores dos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), o conhecimento sobre a região e a defesa da floresta são fatores que influenciam a escolha do futuro presidente. A pesquisa também mostra a insatisfação do eleitorado com a governança da Amazônia: 75,4% não confiam nos políticos em se tratando de Amazônia e meio ambiente. E 56,5% dos entrevistados consideram que a região amazônica não recebe a devida importância nos debates.

Questionados sobre os assuntos mais relevantes para o debate político nas eleições de 2022 em uma escala de 0 a 10, os entrevistados elencaram a saúde (9,3), a educação (9,2), a segurança (8,8), o combate à corrupção (8,8) entre os os primeiros lugares. O meio ambiente apareceu na sétima posição (8,3).  Quando relacionado com outros temas, o meio ambiente apresentou maior correlação com a segurança, a mobilidade urbana e a educação.

Veja mas….

Nas cidades do interior da Amazônia, mais próximas à floresta, os entrevistados acham mais importantes os temas sobre a Amazônia na hora de decidir o voto em comparação com a população ouvida nas capitais da região. Mesmo aqueles que não consideram o conhecimento sobre a região uma questão importante também afirmaram que os políticos se apropriam de assuntos relevantes, como a conservação da floresta, sem a intenção de concretizar promessas.

Para os jovens, a Amazônia é o “coração do mundo”. Neste contexto, os eleitores de 16 a 24 anos são, dentre todos, os que mais consideram necessário que os candidatos apresentem propostas e projetos consistentes para proteger e explorar a floresta de forma legal e sustentável.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *