O Ex-Diretor do Departamento do Interior da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues é o novo Presidente da CBF. O dirigente foi eleito na última quarta-feira (23) por unanimidade entre os presentes na votação, que contou com participação das federações estaduais e dos clubes da Séries A e B do Brasileirão. Ele comandará a gestão da entidade pelo quadriênio de 2022 a 2026.
Posse como Presidente da CBF:
Momentos após a confirmação do resultado, na Casa do Futebol Brasileiro, Ednaldo Rodrigues tomou posse como Presidente da CBF, ao lado de seu Conselho de Administração, que contará com oito vice-presidentes. São eles: Antônio Aquino Lopes, Fernando Sarney, Francisco Noveletto, Hélio Cury, Marcus Vicente, Reinaldo Carneiro Bastos, Roberto Góes e Rubens Lopes. Juntos, eles compuseram a chapa “Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro”, que venceu o pleito.
Após tomar posse, Ednaldo Rodrigues deixou uma mensagem de unificação para toda a comunidade do futebol brasileiro, representada pelos presidentes de clubes e federações presentes:
“Que esta entidade seja dos filiados, das federações, dos clubes da Série A, da B, da C, da D, do futebol brasileiro. E que nenhuma interferência externa possa subjugar este trabalho. Neste momento, quero agradecer a todos vocês de uma forma penhorada, por esse apoio, por esse decisivo não ao preconceito. E dizer que, juntos, queremos construir um futebol brasileiro que seja de pureza, de transparência, em que os clubes possam ter voz, não só votos. Que eles desenhem o que é melhor para todos eles. Que as federações coloquem seus nomes na modernidade do futebol brasileiro”, afirmou o Presidente da CBF.
Quem é o novo presidente da CBF?
Ednaldo Rodrigues Gomes, de 67 anos, nasceu em Vitória da Conquista, no interior da Bahia. Formado em Ciências Contábeis, o novo presidente da CBF já atuou como gerente geral de empresas no setor privado quando mais novo.
No futebol, Ednaldo assumiu seu primeiro cargo político como Diretor do Departamento do Interior da Federação Baiana de Futebol entre 1992 e 2000. Depois disso, o dirigente foi eleito para presidente da Federação Baiana de Futebol – reeleito mais duas vezes – entre 2001 e 2018.
No futebol baiano, o mandatário era constantemente elogiado pela boa relação que tinha com as ligas do interior e clubes da região. Além disso, o dirigente ficou conhecido pelo trabalho que fez em prol do futebol feminino e de reestruturar as categorias de base na Bahia.
Ainda em 2013, o dirigente esteve como chefe de delegação da seleção brasileira no amistoso contra a Inglaterra, em Londres, junto com o então técnico Luis Felipe Scolari. Posteriormente, em 2017, Ednaldo esteve novamente como chefe de delegação para os amistosos contra Japão e a mesma Inglaterra.
AliançA FM