Economia: Produtos do agro brasileiro chegam a 37 novos destinos O Brasil encontrou 37 novos mercados para a exportação de produtos
Economia: Produtos do agro brasileiro chegam a 37 novos destinos
O Brasil encontrou 37 novos mercados para a exportação de produtos do agronegócio em oito meses do governo atual. O acordo sobre os parâmetros de sanidade a serem atestados e o certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passarão a ser aceitos pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria, foi o resultado das conversas bilaterais, segundo Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária.
Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, afirmou que “os registros de aberturas para produtos do setor agropecuário de janeiro a agosto deste ano reforçam o reconhecimento dos players internacionais pela qualidade e elevados controles sanitários e fitossanitários estabelecidos pelos exportadores brasileiros”.
Produtos bovinos, sementes, material genético bovino e avícola, animais vivos, ração animal, fibras, pescado e lácteos são alguns dos vários produtos produzidos no país.
O mais recente foi Vanuatu (produtos carne os e miúdos de aves esterilizados), Indonésia (bovinos para engorda, farinhas de subprodutos de aves e penas, óleo (aves), farinhas de carne), República Dominicana (carne, produtos carne os e miúdos de bovinos e suínos), México (gordura suína para alimentação animal) e Arábia Saudita (carne e produtos carne os de caprinos). A visita oficial do ministro Fávaro a este último país ocorreu no final de julho.
O Mapa calcula a entrada de produtos exportados para novos mercados nas Américas, Ásia, África e Oceania desde o início do ano.
O esforço de abertura de mercados externos envolve não apenas a venda de produtos comuns aos quais o Brasil já é um grande exportador, como carnes, soja e milho, mas também uma variedade de produtos da cadeia agrícola. Isso atende ao objetivo do Ministério da Agricultura e Pecuária de diversificar a pauta exportadora do Brasil.
Mas an abertura de mercado não significa comércio ou embarque de produtos agropecuários imediatos. Além disso, é necessário que os exportadores e os produtores se preparem para atender às demandas desses novos clientes. Também é necessário criar atividades para promover o negócio e divulgá-lo.
AliançA FM