Economia: O que é uma economia verde e como ela será mais comum? O PNUMA, ou Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, define
PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼
Economia: O que é uma economia verde e como ela será mais comum?
O PNUMA, ou Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, define uma economia verde como “Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e economia ecológica” .
Uma economia verde requer investimentos públicos e privados que reduzam a renda, melhorem a eficiência energética e protejam a biodiversidade para aumentar a e as oportunidades de trabalho . O desenvolvimento deve preservar, melhorar e reconstruir bens naturais, considerando-os um bem econômico e uma fonte de benefícios, especialmente para as pessoas de baixa renda que dependem da natureza para seu sustento.
Embora o conceito de economia verde não substitua o conceito de desenvolvimento sustentável, está sendo cada vez mais reconhecido que encontrar o modelo de economia adequado é fundamental para alcançar a sustentabilidade. A sustentabilidade é um objetivo a longo prazo, mas para o atingir, a nossa economia precisa se tornar mais verde. Investimentos públicos e privados, tecnologias, políticas públicas, programas governamentais e práticas de mercado são necessários para que essa economia se torne real.
“• Melhoria dos processos produtivos;
• Aumento da eficiência com diminuição no uso dos recursos naturais;
• Diminuição das emissões de gases do efeito estufa;
• Transformação de resíduos de um processo em insumos de outros;
• Proteção dos mananciais, uso responsável da água, universalização do saneamento básico;
• Ampliação de fontes de energia limpas e renováveis;
• Recuperação e preservação dos ecossistemas;
• Atenuar os efeitos da mudança do clima.”
O governo brasileiro deve considerar todas as facetas da economia verde, incluindo os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Como afirma Marco Antônio Raupp, Ministro da Ciência e Tecnologia, “A economia verde não deve ser utilizada como pretexto para uma imposição, mas deve promover a geração de empregos, uma inovação tecnológica, uma ciência, uma inclusão social e uma preservação dos recursos naturais .” Para A inclusão social e o crescimento são questões essenciais para nós. O ministro afirmou que a matriz energética, os avanços sociais e a biodiversidade do Brasil permitem uma transição segura e rápida para uma economia verde inclusiva.”
AliançA FM