Economia: Banco Central deve baixar os juros da taxa Selic pela primeira vez em três anos

Economia: Banco Central deve baixar os juros da taxa Selic pela primeira vez em três anos; O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC

Economia: Banco Central deve baixar os juros da taxa Selic pela primeira vez em três anos; 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta quarta-feira (2) e deve iniciar o ciclo de corte nos juros básicos da economia brasileira. A decisão será anunciada após as 18h.

  • PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP.

Marcaria o primeiro corte do júri em três anos. A última queda ocorreu em agosto de 2020, na pior fase da pandemia de Covid-19 , quando a taxa Selic caiu de 5% para 2% ao ano (o menor patamar da história ) .

A taxa Selic está atualmente em 13,75% ao ano, o maior nível em seis anos e meio .atualmente em 13,75% ao ano, o maior patamar em seis anos e meio .

Pesquisa realizada pelo BC na semana passada com mais de 100 bancos, a maioria do mercado financeiro espera uma queda de 0,25 ponto percentual , ou 13,50% ao ano. analistas preveem uma redução maior , de 0,5% para 13,25% ao ano.

Luiz Inácio Lula da Silva e membros de seu governo vêm criticando o BC por manter o imposto em 13,75% desde o início de seus mandatos . presidente do BC , defende que a manutenção do imposto foi fundamental para reduzir a inflação. ou seja , não pode ser demitido por Lula .

o declínio da inflação nos últimos meses pode ser um fator nas taxas mais baixas desta semana .

A oficial taxa de inflação recuou para um aumento de 0,23% em maio. E em junho, houve queda de 0,08 a% nos preços , ou deflação. Queda de 0,08% nos preços, ou deflação.

O empresário é incentivado a investir mais em seu negócio quando as taxas de juros caem. Rodrigo Azevedo, economista e sócio-fundador da GT Capital, afirmou que uma taxa de juros mais baixa levará as pessoas a procurar financiamento e as empresas a destravar e fazer os investimentos necessários.

Melhora das contas públicas: como as reduções de juros reduzem as despesas com juros da dívida pública, elas também ajudam as contas públicas. A despesa com juros foi de R$ 586 bilhões em 2022. Foi o ponto mais alto desde 2017, na proporção do PIB (5,96%).

A pressão de despesas diminuirá com o recuo dos juros, o que favorece o perfil do endividamento brasileiro.

No final do mês passado, Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, estimou que se a taxa básica de juros estivesse em 10% ao ano, em vez dos atuais 13,75%, o pagamento anual de quase um Bolsa Família seria possível.

Impacto nas aplicações financeiras: investimentos em renda fixa, como debêntures e Tesouro Direto, tendem a ganhar menos dinheiro se tiverem juros mais altos.

A renda fixa continua sendo um investimento vantajoso, de acordo com a avaliação do Paraná Banco Investimentos. Quando o ciclo de queda nos juros começa, os papéis pré-fixados são os mais recomendados neste caso.

A instituição também afirmou que os títulos indexados à inflação são uma opção interessante para garantir um ganho real quando se trata de investimentos de longo prazo.

Juros fora
A reunião do Copom ocorre em um período em que os bancos centrais dos países desenvolvidos continuam a aumentar a taxa de juros ou mantê-los estáveis para conter a pressão da inflação.

  • No fim de julho, o banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed), aumentou os juros do país em 0,25 ponto percentual para uma faixa de 5,25% a 5,50% ao ano, atingindo o nível mais alto desde 2001.
  • Na última semana, o Banco Central Europeu (BCE) elevou a taxa de juros da zona do Euro em 0,25 ponto percentual para 3,75% ao ano. Pode haver uma pausa no ciclo de aumento dos juros, conforme sinalizado por Christine Lagarde, presidente do BCE.
  • Em meados de julho, o Banco Central do Canadá subiu sua taxa básica de juros para 5% ao ano, um aumento de 0,25 ponto percentual.
  • No final de junho, o Banco Central da Suíça aumentou a taxa de juros pela quinta vez seguida para 1,75% ao ano.
  • No final de junho, o Banco Central do Reino Unido também elevou a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual para 5% ao ano.

Devido à pressão de Lula e à queda da inflação nos últimos meses, a taxa básica de juros do Brasil deve ser reduzida nesta quarta-feira.

Em maio, o objetivo do Banco Central era iniciar o processo de alta dos juros mais cedo do que em outros países, conforme declarado por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

Consideramos oportuno usar essa abordagem proativa de política monetária [definição da Selic para conter a inflação], que levou a taxa básica de juros a um nível extremamente restritivo [alto]. Note-se que essa abordagem está começando a produzir resultados. Na ocasião, Campos Neto afirmou que a inflação no Brasil começou a diminuir significativamente mais cedo do que em outros países em desenvolvimento.

O processo pelo qual as decisões são tomadas
No sistema de metas de inflação, o BC segue para definir a taxa básica de juros e tentar conter a alta dos preços. Economia

Atualmente, a organização tem doze meses para atingir seus objetivos para o ano que vem e para o início de 2025. Isso se deve ao fato de que as mudanças na taxa Selic levam de seis a dezesseis meses para ter um efeito completo na economia.

  • O Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou uma meta de inflação de 3% para o próximo ano. Se a taxa permanecer entre 1,5% e 4,5%, a meta será cumprida.
  • Na semana passada, os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação deste ano de 4,95% para 4,00%. Eles também projetaram uma inflação de 3,90% para 2024.
  • O mercado financeiro espera que os juros continuem recuando nos próximos meses, terminando em 2023 em 12% ao ano e 2024 em 9,25% ao ano.

Isso se deve ao fato de que os juros do mercado futuro, que foram acordados com base nas expectativas da economia brasileira, já começaram a recuar antes do corte da Sellic.

 

 

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *