É possível que uma empresa proíba o uso de celular durante o trabalho?

É possível que uma empresa proíba o uso de celular durante o trabalho? À medida que essas tecnologias se tornaram populares e acessíveis

É possível que uma empresa proíba o uso de celular durante o trabalho?

É possível que uma empresa proíba o uso de celular durante o trabalho?

À medida que essas tecnologias se tornaram populares e acessíveis para todos, o uso inadequado de celulares no ambiente de trabalho está se tornando cada vez mais importante no cotidiano das empresas.

É possível que o empregador proíba os funcionários de usar celulares durante o trabalho? Ainda que não haja legislação específica sobre o assunto, é consensual que um empregador pode impor a concessão de uso de celulares.

Portanto, usar o celular durante o trabalho pode afetar a produtividade da equipe porque eles estão se distraindo e não estão realizando o trabalho pelo que foram remunerados. O uso constante do celular durante o trabalho manual também pode aumentar o risco de acidentes de trabalho.

Portanto, se o uso de celulares prejudicar o desempenho do trabalho, devem ser determinadas regras claras para que os funcionários os utilizem. Isso pode incluir limitar o tempo e especificar horários, ou até mesmo proibir expressamente. É possível que essas normas sejam definidas no contrato de trabalho do empresário. Alternativamente, as empresas podem criar um Regimento Interno ou uma Cartilha para o Colaborador que descreva todas as normas e procedimentos, informando os empregados sobre o significado e a importância de cumpri-los.

A organização pode colocar à disposição dos funcionários um telefone fixo para casos de emergências familiares caso o uso seja proibido.

Mas a empresa pode demitir por justa causa o funcionário que não respeitar a proibição? Pode. No entanto, o primeiro passo é advertir o empregado, solicitando que cesse a conduta irregular. Caso persista, o funcionário poderá ser suspenso e havendo reincidências frequentes, comprovando-se que a atitude traz prejuízos à empresa, a demissão por justa causa pode ser aplicada.

Conforme se observa, na medida em que o empregador, ao contratar a mão de obra do empregado, contrata seu esforço físico e mental durante aquele período de tempo, caso o uso do celular não esteja sendo feito de maneira correta, afetando o desenvolvimento das atividades do colaborador e implicando em queda da sua produtividade, o uso do aparelho pode sim ser restringindo e até vetado.

A recomendação é que os funcionários demonstrem bom senso, cientes de que a humanidade e a tecnologia estão cada vez mais ligadas, e que os funcionários tenham cuidado para evitar que o uso do dispositivo afete sua produção.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *