Um vídeo com imagens de uma mulher brincando com um fuzil, junto com jovens armados e ao lado a foto da mãe de um dos mortos na operação Jacarezinho, no Rio de Janeiro, tem circulado por várias redes sociais à dias com legendas que afirmam que se tratam da mesma pessoa, mas a polícia já desmentiu este boato.
Essa fake news ataca a dona de casa, Adriana Rodrigues. Ela ganhou destaque na imprensa ao pedir justiça pelo seu filho morto durante a ação policial, que resultou na morte de 28 pessoas.
Além de insinuarem a comparação falsa a legenda do conteúdo ironiza os depoimentos da mãe. Em entrevista a TV Globo, Adriana negou que seja ela no vídeo e relatou que tem sofrido ameaças.
A fake news ganhou ainda mais alcance ao ser compartilhada por blogs e até autoridades políticas. O deputado estadual de São Paulo, Gil Diniz, compartilhou o vídeo, que sugere a relação de Adriana com as cenas da mulher carregando um fuzil. Essa postagem do deputado tem cerca de 9 mil curtidas e mais de 2,5 mil compartilhamentos, somente no Twitter.
AliançA FM