Vídeo que circula em redes sociais é uma versão editada de uma reportagem antiga sobre mulher que morreu após tomar vacina contra H1N1, embora essa não tenha sido a causa da morte. Versão enganosa exclui referências ao H1N1 para reforçar sugestão de que vídeo é atual e idosa tomou a Coronavac.
Circula pelas redes sociais um vídeo com uma reportagem sobre uma mulher que morreu momentos após tomar uma vacina. Junto das imagens há legendas em tom conspiratório e palavras que misturam letras e números que afirmam que “uma idosa morreu minutos depois de ter tomado a v4c1n4 que vem da China”, uma referência à Coronavac, contra a Covid-19. É #FAKE.
O vídeo usado na mensagem falsa é antigo. Foi publicado originalmente em 2018 e é anterior à atual pandemia do novo coronavírus, que começou a dar os primeiros sinais na China em dezembro de 2019.
A reportagem publicada em 2018 fala de uma idosa que morreu em Goiânia após tomar a vacina contra H1N1 (que não é produzida na China) e cita autoridades de saúde que descartam que o óbito, causado por infarto agudo do miocárdio, tenha relação com a vacina.
A versão do vídeo publicada nas redes sociais em 2021 foi editada para excluir as menções ao H1N1 e à gripe, reforçando a sugestão de que a mulher foi vítima da vacina contra a Covid-19. A versão editada também faz parecer que há uma correlação direta entre a aplicação da vacina e a morte, o que não é verdade.
Fonte: G1