Especialistas indicam para que as pessoas marquem os encontros em locais públicos, quanto mais movimentado melhor. Os usuários também devem desconfiar de pedidos de dinheiro emprestado.
Outra maneira segura para evitar possíveis golpes é contar para amigos e parentes sobre os relacionamentos. As pessoas também devem evitar dar informações financeiras e falar sobre bens que possui.
A seguir, você pode conferir quais são as artimanhas utilizadas pelos criminosos para fisgar suas vítimas e como se proteger dos golpes.
Sextorsão
O golpe de sextorsão é aquele no qual o criminoso entra em contato com a vítima afirmando ter nudes ou gravações de momentos íntimos e pede quantias de dinheiro em troca de não revelar as possíveis fotos ou filmagens que possui.
Na maioria das vezes, a ameaça é um blefe e o criminoso sequer possui o conteúdo que alega que irá divulgar. No entanto, com o uso de métodos como engenharia social, a vítima acaba sendo persuadida a pagar pela chantagem, o que torna o golpe extremamente lucrativo para o atacante.
Dicas ajudam a prevenir golpes
- Cheque as redes sociais
- Saiba verificar imagens
- Evite dar informações pessoais
- Telefonemas, videochamadas e a “foto de agora”
- O bom e velho Google
- Nunca empreste dinheiro
- Bônus: marque encontros em lugares públicos