Dia Nacional da Imunização vai ser celebrado nesta sexta-feira e reforça importância da imunização

Dia Nacional da Imunização vai ser celebrado nesta sexta-feira e reforça importância da imunização/ O Dia Nacional da Imunização, celebrado

Dia Nacional da Imunização vai ser celebrado nesta sexta-feira e reforça importância da imunização

Dia Nacional da Imunização vai ser celebrado nesta sexta-feira e reforça importância da imunização

O Dia Nacional da Imunização, celebrado nesta sexta-feira (09/06). A data é oportuna para lembrar as ações que a pasta vem promovendo para facilitar o acesso dos munícipes às doses que garantem a prevenção de inúmeras doenças, como o novo coronavírus (Covid-19), a Influenza e a meningite.

Em audiência pública realizada em 30 de maio pela pasta na Câmara de Vereadores, foram demonstrados os dados relativos à vacinação no município nos primeiros quatros meses do ano. Neste período, 48.439 pessoas receberam vacinas de rotina e 21.556 munícipes foram vacinados contra a Influenza, o vírus causador da gripe, cuja campanha foi estendida do fim de maio para o final do mês de junho, ou até durarem as doses.

Para facilitar o acesso da população às vacinas, a Saúde também prorrogou a campanha de vacinação casa a casa. O trabalho de busca ativa iniciado em março, visando atualizar a caderneta vacinal com complemento de doses pendentes nas próprias residências, passará a atender novos moradores por mais dez sábados a partir de junho. Até o fim de maio foram 1.563 doses administradas e 1.121 pessoas vacinadas contra doenças como a Covid-19, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, pneumonia, febre amarela e meningite.

Em relação à meningite, o serviço de imunização passou a contemplar novos públicos no último mês. Em maio, a vacinação contra essa enfermidade passou a incluir adolescentes, além de professores e agentes de ensino que estão em contato direto com os alunos em sala de aula. Esses grupos se somam àqueles que seguem incluídos nessa campanha, como bebês de até 1 ano; crianças com até 10 anos, 11 meses e 29 dias, que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina na idade indicada; e, de forma temporária, os trabalhadores da saúde de qualquer idade.

Ainda em maio, foi iniciada no dia 18, a aplicação da vacina bivalente da Pfizer para moradores com 18 anos ou mais, sem comorbidades, com o objetivo de proteger esse público contra as cepas atualizadas do novo coronavírus, como é o caso da ômicron. Para receber a dose é preciso estar com o esquema vacinal completo, sendo que a última aplicação da monovalente contra a Covid-19 precisa ter sido administrada há, no mínimo, quatro meses. Com informações Suzano)

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *