Dia do Sorvete: saiba por que os sorvetes do Pará estão entre os melhores do mundo

Dia do Sorvete: saiba por que os sorvetes do Pará estão entre os melhores do mundo. No "Dia do Sorvete", comemorado neste sábado (23)

Dia do Sorvete: saiba por que os sorvetes do Pará estão entre os melhores do mundo

Dia do Sorvete: saiba por que os sorvetes do Pará estão entre os melhores do mundo

No “Dia do Sorvete”, comemorado neste sábado (23), o Brasil celebra não apenas a doçura refrescante de uma casquinha gelada, mas também a excelência de seus sorvetes únicos e autênticos.


  • PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼


Entre as estrelas do cenário de sorvetes, o estado do Pará, situado na região norte do país, se destaca graças à sua criatividade gastronômica e ingredientes exclusivos. Um dos sabores mais icônicos é o de açaí.

Recentemente, a doçura ganhou reconhecimento internacional, sendo nomeada entre os melhores do mundo pela renomada enciclopédia gastronômica “Tasteatlas”.

O título é mais do que merecido, já que a originalidade desse sorvete, combinada com a doçura e acidez do açaí, o tornam verdadeiramente único. O guia descreve o sorvete de açaí como um “rico e distinto sabor”, algo que conquista paladares em todo o planeta.

Seixas Barreto, moradora em Paris, na França, é uma dessas pessoas que foi conquistada pelo sabor do açaí. Filha de mãe paraense, com pai carioca, ela diz que atualmente é possível encontrar o sorvete com mais frequência na cidade parisiense.

“Em Paris já podemos ver lojas que propõem “açaí bowl” onde podemos adicionar frutas, granola etc. Eu acho que o açaí é um dos melhores pelo sabor único que tem”, afirma.

O açaí, fruto de origem amazônica, tem uma presença marcante na gastronomia local, não apenas como sorvete, mas também como complemento em refeições, principalmente acompanhado de peixe frito e o camarão. O fruto já foi utilizado como massa para salgados, como a coxinha.

A versatilidade e sabor inconfundível conquistaram não apenas os brasileiros, mas também visitantes de todas as partes. Seixas, por exemplo, conta que também é possível comprar sorvete de açaí em alguns supermercados da França e que seria uma boa ideia se tivesse uma sorveteria paraense por lá.

“A gente sempre tem prazer de comer num restaurante que propõe um rodízio e com sobremesa açaí de vários tipos”, comenta.

Mas o destaque para o Pará não para por aí. Em 2022, durante um prestigiado concurso de sorvetes realizado em Roma, na Itália, a região paraense levou o prêmio com o sorvete de “carimbó”.

Esse nome é uma homenagem à tradicional dança típica do Pará, e a sobremesa é uma verdadeira obra-prima. Sua produção é feita a partir de uma mistura entre doce de cupuaçu e castanha-do-Pará.

Esses ingredientes, naturalmente cultivados nas florestas do norte do Brasil, com maior produção no Pará, Amazonas e Amapá, proporcionam uma explosão de sabores que ecoam a riqueza da biodiversidade amazônica.

A doçura do cupuaçu se harmoniza com o sabor único da castanha-do-Pará, resultando em um sorvete que é verdadeiramente amazônico.

Quem ficou curioso em experimentar as sobremesas, consegue encontrar em uma das sorveterias Cairu, com sedes em diversos bairros de Belém, no Pará. O empreendimento foi quem criou os dois sabores e já foi listado como uma das 50 melhores sorveterias do mundo. (Com informações G1)

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *