Dia das mães: Brasil tem inflação recorde

Dia das mães: Brasil tem inflação recorde

 

Os produtos e serviços procurados no Dia das Mães sofreram o maior salto inflacionário nos últimos 20 anos, foi o que apontou um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE). O aumento médio, que nos últimos 12 meses, foi de 9,07%, só é menor do que em 2003, quando o reajuste chegou a marca de 10,83%. A pesquisa considerou 31 opções do Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M).

No setor de serviços, destaca-se o turismo, que segundo o pesquisador e economista do FGV IBRE Matheus Peçanha, é um segmento que teve um aumento de demanda em 2022 por conta das restrições mais severas que vigoravam nos anos anteriores em decorrência da pandemia da Covid-19.

Brasil tem a 3ª maior inflação entre as grandes economias

O Brasil tem a terceira maior inflação entre as maiores economias do mundo, mostra um relatório divulgado na última quarta-feira (4) pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Com inflação em 11,3%, o país só fica atrás da Turquia, com 61,1% e da Argentina, com 55,1%.

Matheus Peçanha, pesquisador do Ibre, avalia que a retomada pós-pandemia tem um papel importante nessa dinâmica de preços dos produtos amplamente consumidos na data comemorativa.

“O setor turístico apresentou um incremento na demanda que estava reprimida desde a pandemia da Covid-19, e os preços estão refletindo isso. No caso dos restaurantes, ainda há a agravante do custo dos alimentos, que tem sido o foco da inflação recente”, explica ele.

De acordo com Peçanha, os preços dos itens parecem apresentar uma situação de “inércia“, após um período difícil para o custo da indústria de bens duráveis com as commodities (matérias-primas com cotação internacional) metálicas acumulando sucessivos aumentos em 2020 e 2021. E no Dia das Mães a inflação bateu recorde no Brasil

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *